PUBLICIDADE

África

Ataque do Boko Haram mata cerca de 40 pessoas na Nigéria

24 jun 2015 - 11h24
Compartilhar
Exibir comentários

Cerca de 40 pessoas foram mortas por supostos militantes do Boko Haram que incendiaram casas e atiraram nas pessoas enquanto elas fugiam em dois vilarejos do Estado de Borno, no nordeste da Nigéria, relataram testemunhas à Reuters nesta quarta-feira.

Soldados do Níger de guarda na fronteira com a Nigéria. 25/05/2015
Soldados do Níger de guarda na fronteira com a Nigéria. 25/05/2015
Foto: Joe Penney / Reuters

Os agressores, que chegaram em motocicletas e veículos com armas acopladas, dispararam contra os moradores e saquearam lojas nos vilarejos de Debiro Biu e Debiro Hawul entre o final da noite de segunda-feira e a manhã de terça-feira, disseram as testemunhas.

A polícia local confirmou a ocorrência dos ataques, mas não quis fazer mais comentários.

Os detalhes do atentado demoraram horas para vir à tona devido à precariedade da rede de telecomunicações dos vilarejos remotos do nordeste nigeriano, região na qual o Boko Haram já matou milhares de pessoas em sua ofensiva de seis anos para criar um Estado islâmico.

“Eles estavam atirando esporadicamente e depois começaram a saquear as lojas e a atear fogo nos lugares”, contou a testemunha Hussaini Adamu, que escapou com outroS moradores para se esconder na vegetação depois de fugir de Debiro Biu.

Mais de 100 pessoas foram mortas no nordeste da Nigéria nas últimas semanas em uma série de ataques com bombas, a maioria em Maiduguri, capital de Borno.

Muhammadu Buhari, o novo presidente da nação mais populosa da África e sua maior economia, fez de Maiduguri o centro de comando da campanha militar contra o Boko Haram desde que tomou posse no mês passado. Buhari conversou com mandatários de países vizinhos para estabelecer uma força conjunta para lidar com os insurgentes.

(Por Ardo Abdullah)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade