PUBLICIDADE

África

Ataque de forças da Argélia mata muitos reféns em complexo de gás

17 jan 2013 - 12h07
(atualizado às 12h50)
Compartilhar

Muitas pessoas morreram quando forças argelinas abriram fogo contra um veículo em um remoto complexo de gás onde homens armados mantêm dezenas de reféns ocidentais, disseram nesta quinta-feira um morador da localidade e veículos de comunicação árabes.

O residente, que pediu anonimato, disse que havia muitos corpos no local. Ele não deu números precisos dos mortos ou disse se seriam sequestradores ou reféns.

A agência de notícias da Mauritânia ANI, que está em contato constante com os sequestradores, informou que 34 reféns foram mortos durante ataques aéreos.

A ANI afirmou também que 14 sequestradores foram mortos nos ataques realizados pelas Forças Armadas argelinas, que haviam cercado a remota instalação de extração de gás no deserto, onde os sequestradores estavam refugiados.

A emissora de TV sediada no Catar Al Jazeera divulgou uma informação semelhante, citando suas próprias fontes.

A ANI citou o porta-voz dos sequestradores dizendo que eles matariam o resto dos reféns caso o Exército se aproximasse.

Governos ao redor do mundo fizeram reuniões de emergência para reagir a uma das maiores crises internacionais com reféns das últimas décadas, que aumentou acentuadamente os riscos da campanha francesa de uma semana contra rebeldes ligados à Al Qaeda no Saara.

Um fonte da força de segurança argelina disse mais cedo que 25 reféns estrangeiros haviam escapado do complexo cercado, incluindo dois japoneses.

A fonte disse à Reuters que os sequestradores haviam exigido uma passagem segura para sair com os prisioneiros. A Argélia recusou-se a negociar com o que disse ser um bando de 20 combatentes.

Um grupo que se autodenomina "Batalhão do Sangue" disse ter sequestrado 41 reféns estrangeiros, incluindo norte-americanos, japoneses e europeus, depois de invadirem um complexo de exploração de gás e as moradias funcionários no amanhecer de quarta-feira.

Os agressores exigiram o fim da campanha militar francesa no Mali, onde centenas de soldados franceses começaram uma ofensiva terrestre contra os rebeldes, uma semana depois de o governo francês abrir fogo contra os militantes a partir do ar.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade