PUBLICIDADE

África

Argélia: sequestradores exigem fim de ofensiva francesa no Mali

16 jan 2013 - 20h19
(atualizado às 20h26)
Compartilhar
Exibir comentários

O grupo que sequestrou nesta quarta-feira vários estrangeiros em um campo de gás no sul da Argélia exigiu o fim da ofensiva militar contra Mali para garantir a segurança de seus reféns. Em um segundo comunicado enviado à agência privada mauritana ANI, este grupo, dirigido por Mojtar Belmojtar, disse que tem em seu poder 41 estrangeiros no total, sendo 7 americanos e vários franceses, britânicos e cidadãos de outros países europeus.

Entenda os interesses da França no Mali

As autoridades argelinas reconheceram que há "mais de 20" reféns capturados após um ataque a um complexo de tratamento de gás da província de Ilizy, e disseram saber que há também noruegueses e japoneses nesse grupo de reféns.

O ataque, no qual duas pessoas morreram e seis ficaram feridas, foi cometido pela célula dos "Signatários com Sangue", pertencente à "Brigada dos Mascarados", grupo dirigido por Belmojtar e cuja filiação à Al Qaeda no Magrebe Islâmico não está clara (já que Belmojtar, um dos terroristas mais notórios da Argélia, teve suas desavenças com a AQMI).

Neste segundo comunicado, os "Signatários com Sangue" sustentam que a ofensiva dirigida pela aviação francesa contra os islamitas que ocupam o norte do Mali é "uma campanha mundial de combate dos judeus e dos cruzados".

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade