PUBLICIDADE

Mundo

Após massacre, Embaixada do Brasil no Egito adota regime de plantão

14 ago 2013 - 11h14
(atualizado em 15/8/2013 às 10h46)
Compartilhar
Exibir comentários

Em meio aos confrontos entre policiais e manifestantes no Egito, a Embaixada do Brasil no Cairo passou a funcionar a partir de hoje em regime de plantão. Em comunicado interno, a representação diplomática informa que a decisão foi tomada para facilitar os deslocamentos dos funcionários locais (em geral, egípcios) na cidade com segurança. Nos últimos dias, os protestos são frequentes na capital do Egito e marcados pela violência.

Em 4 de julho, após a destituição do poder do então presidente Mohamed Mursi pelas Forças Armadas, a embaixada recomendou que os brasileiros que estivessem no país redobrassem o cuidado nos locais onde houvessem aglomerações e evitassem deslocamentos desnecessários. Não houve registros de brasileiros feridos ou mortos.

Não há orientações para retirada de funcionários nem suspensão de atividades na Embaixada do Brasil no Egito, até o momento. O clima de tensão no país é relatado por organizações não governamentais.

Nas manifestações, há simpatizantes e contrários a Mursi, assim como os defensores do governo do ex-presidente Hosni Mubarak, deposto em fevereiro de 2011, além de militares. Nos confrontos desta quarta-feira, o governo confirma que pelo menos 149 pessoas morreram. Já a Irmandade Muçulmana, que apoia Mursi, diz que há centenas de mortos e milhares de feridos.

infográfico massacre egito
infográfico massacre egito
Foto: AFP

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade