PUBLICIDADE

Mundo

Após golpe, aeroporto internacional de Guiné-Bissau é fechado

13 abr 2012 - 12h05
(atualizado às 12h33)
Compartilhar

O aeroporto internacional de Bissau está fechado ao tráfego pela tentativa golpista vivida em Guiné-Bissau, confirmaram nesta sexta-feira à agência EFE duas companhias aéreas que voam de Dacar a esta cidade.

"Suspendemos os voos para Bissau, pois o aeroporto está fechado ao tráfego", disseram à EFE fontes do Senegal Airlines, que tinha um voo programado para esta sexta-feira e teve que cancelá-lo no último momento.

A companhia TACV, de Cabo Verde, também disse ter suspendido seus voos até novo aviso por "razões políticas", de acordo com um porta-voz.

Em conversa telefônica, um jornalista local confirmou à EFE o fechamento do aeroporto, mas afirmou que as autoridades da aviação civil ainda não anunciaram a medida oficialmente.

A tentativa de golpe de Estado na noite de quinta-feira, no qual os militares invadiram os centros do poder civil, entre eles a casa do favorito para ganhar as eleições presidenciais do dia 29 de abril, Carlos Gomes Júnior, acontece enquanto o país se encontra em pleno processo eleitoral.

Guiné-Bissau tinha previsto realizar o segundo turno de suas eleições presidenciais no dia 22 de abril, embora a data tenha sido adiada pela Comissão Eleitoral Nacional (CEN), que não deu razão alguma para isso.

Estas eleições foram convocadas após a morte, em janeiro, do então chefe de Estado, Malam Bacai Sanha, em um hospital de Paris.

Os golpes militares na ex-colônia portuguesa foram uma constante nos últimos anos e refletem a instabilidade política do país, que se transformou em um grande local de passagem do tráfico de drogas que chega à Europa procedente da América Latina.

EFE   
Compartilhar
Publicidade