PUBLICIDADE

Mundo

Após Bin Laden, rebeldes líbios pedem a morte de Kadafi

2 mai 2011 - 13h19
(atualizado às 14h43)
Compartilhar

Os rebeldes da Líbia comemoraram nesta segunda-feira a morte do líder da Al-Qaeda, Osama bin Laden, e disseram que seria "um grande presente" se os Estados Unidos matassem também o ditador líbio Muamar Kadafi.

"Uma grande parte do terrorismo internacional terminou com a morte de Bin Laden nesta segunda-feira em uma operação desencadeada por forças especiais americanas no Paquistão", declarou Ahmed Omar Bani, porta-voz militar do Conselho Nacional de Transição, órgão político dos rebeldes na cidade de Bengasi. "Seria um grande presente se os Estados Unidos também matassem Kadafi", completou.

Osama bin Laden morreu na noite de domingo em um ataque das forças especiais americanas. Ele estava em uma casa relativamente luxuosa, localizada a 80 km ao nordeste de Islamabad, na periferia da bela cidade turística de Abbottabad, que abriga uma academia militar.

Osama bin Laden é morto no Paquistão

No final da noite de 1º de maio (madrugada do dia 2 no Brasil), o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou a morte do terrorista Osama bin Laden. "A justiça foi feita", afirmou Obama num discurso histórico representando o ápice da chamada "guerra ao terror", iniciada em 2001 pelo seu predecessor, George W. Bush. Osama foi encontrado e morto em uma mansão na cidade paquistanesa de Abbottabad, próxima à capital Islamabad, após meses de investigação secreta dos Estados Unidos .

A morte de bin Laden - o filho de uma milionária família que acabou por se tornar o principal ícone do terrorismo contemporâneo -, foi recebida com enorme entusiasmo nos Estados Unidos e massivamente saudada pela comunidade internacional. Enquanto a secretária de Estado dos EUA afirmava que a batalha contra o terrorismo continua, o alerta disseminado em aeroportos horas depois da notícia simboliza a incerteza do impacto efetivo da morte de Bin Laden no presente e no futuro.

Para os rebeldes líbios, a morte de Muamar Kadhafi seria "um grande presente"
Para os rebeldes líbios, a morte de Muamar Kadhafi seria "um grande presente"
Foto: AFP
AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade