PUBLICIDADE

África

Aos 89 anos, Mugabe toma posse para novo mandato no Zimbábue

22 ago 2013 - 10h13
(atualizado às 10h30)
Compartilhar
Exibir comentários
Mugabe na cerimônia de posse ao lado de sua mulher, Grace
Mugabe na cerimônia de posse ao lado de sua mulher, Grace
Foto: Reuters

O presidente do Zimbábue, Robert Mugabe, que aos 89 anos é o mais idoso governante da África, tomou posse nesta quinta-feira para um novo mandato de cinco anos, diante de críticas do Ocidente e da oposição à lisura da eleição de julho.

Mugabe, que governa o Zimbábue desde que o país tornou-se independente da Grã-Bretanha, em 1980, rejeitou as críticas e prometeu manter suas políticas nacionalistas, que forçam empresas estrangeiras a entregar a maior parte do seu patrimônio a zimbabuanos negros.

O presidente prestou juramento diante do presidente da Suprema Corte, Godfrey Chidyausiku, de milhares de simpatizantes e de representantes da comunidade internacional, em um estádio de Harare.

Seu principal rival, Morgan Tsganvigirai, candidato derrotado nas três últimas eleições presidenciais, boicotou a cerimônia. Ele denunciou uma "enorme fraude" na eleição de 31 de julho, que descreveu como sendo "um golpe pelo voto".

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade