PUBLICIDADE

África

A cidade que não quer se chamar !Nami≠nüs

!Nami≠nüs significa "abraçar" no idioma Nama, que tem sons peculiares, frequentemente representados na forma escrita por símbolos de pontuação

1 mar 2015 - 17h14
(atualizado às 18h06)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Nome original da cidade foi alterado quando ela foi comprada por um alemão</p>
Nome original da cidade foi alterado quando ela foi comprada por um alemão
Foto: BBC Mundo / AP

A intenção de autoridades da Namíbia de mudar o nome da cidade colonial de Lüderitz vem causando polêmica no país. Isso por causa do novo nome escolhido: !Nami≠nüs, que não só parece difícil de se pronunciar como alguns habitantes locais temem que possa não ser reconhecido por sistemas de GPS.

!Nami≠nüs significa "abraçar" no idioma Nama, que tem sons peculiares, frequentemente representados na forma escrita por símbolos de pontuação, segundo o jornal britânico The Guardian.

De acordo com a publicação local The Namibian, !Nami≠nüs foi o nome original da cidade, dado pela comunidade !Aman, a primeira tribo a se instalar nesta área costeira ao sul da Namíbia.

Rio 450 anos: imagens mostram diversas faces da cidade :

O governo do país diz querer mudar o nome da cidade porque ele foi imposto durante a colonização alemã (1884-1919). Na época, o comerciante de tabaco Adolf Lüderitz comprou a cidade de um líder da tribo e pôs nela seu nome.

Habitantes da localidade, porém, ficaram insatisfeitos com a proposta de mudança porque dizem que o nome !Nami≠nüs pode prejudicar seus negócios e o turismo na região.

Eles exigem que seja realizado um referendo para decidir sobre a questão.

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade