PUBLICIDADE

África

Estado de Nelson Mandela continua sem alterações

25 jun 2013 - 10h07
(atualizado às 10h16)
Compartilhar

O estado de saúde do ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, de 94 anos, permanece inalterado e em situação crítica, informou a presidência sul-africana.

"Os médicos continuam fazendo o possível para assegurar seu restabelecimento, seu bem-estar e seu conforto", indicou a presidência em um comunicado.

Anteriormente, a neta de Mandela, Ndileka, havia informado que seu avó continuava em estado crítico.

"Ele está estável, sim, estável", disse Ndileka. Ao ser questionada se o avô permanecia em estado crítico, a neta respondeu: "sim".

Em Qunu, a aldeia na qual Mandela passou sua infância, se reuniram vários membros da família do ex-presidente, indicaram os correspondentes da AFP.

Uma das filhas do líder anti-apartheid e vários netos chegaram à casa construída por ele depois de ser libertado da prisão.

"É uma reunião de amaDlomo", afirmou um dos participantes, referindo-se a facção do clã Thembu, ao qual pertencem os Mandela.

Nenhum membro da família quis falar sobre o motivo da reunião, mas rumores falam de divisões em relação ao local em que Mandela deve ser enterrado.

Oficialmente Mandela deverá ser enterrado em Qunu.

"Minha família está aqui e queria ser enterrado aqui, em casa", declarou Mandela em 2003, filmado no cemitério de Qunu para um documentário.

No entanto, alguns parentes preferem que seja enterrado em Mvezo, sua aldeia natal, situada a 40 km de Qunu.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade