PUBLICIDADE

Mundo

Abbas aceita reunir-se com Shimon Peres no Vaticano

25 mai 2014 - 13h13
(atualizado às 13h14)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Papa Francisco durante visita em Belém, na Palestina, acompanhado pelo presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas</p>
Papa Francisco durante visita em Belém, na Palestina, acompanhado pelo presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas
Foto: AP

O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, aceitou o convite do papa Francisco para rezar pela paz com o líder israelense, Shimon Peres, no Vaticano, confirmou uma fonte palestina que preferiu não ser identificada à Agência Efe.

Segundo a fonte, o líder recebeu com agrado a proposta realizada pelo pontífice ao final da missa neste domingo, e disse esperar que o encontro aconteça em breve. A cerimônia foi realizada diante de 8 mil pessoas na praça da Manjedoura em Belém.

Embora ainda não haja data definida, tudo aponta que a reunião acontecerá nas próximas duas semanas, já que o mandato de Peres, que também aceitou o chamado de Francisco, termina no final de junho.

Antes de iniciar o Regina Coeli, o pontífice convidou neste domingo ambos os líderes a se unirem a suas orações pela paz e ofereceu "sua casa", no Vaticano, para isso. "Muitos constroem a paz dia a dia com pequenos gestos, pequenas coisas, muitos deles sofrem até sem ser conscientes disso. Os que fizemos parte da igreja temos a obrigação de nos converter em ferramentas para a paz, especialmente através de nossas preces", afirmou o Papa Francisco.

O sacerdote católico ressaltou que construir a paz "pode ser difícil, mas viver sem paz é um sofrimento", antes de iniciar a reza do Regina Coeli na praça da Manjedoura de Belém, onde chegou hoje na segunda etapa de sua primeira peregrinação à Terra Santa.

Minutos depois, o porta-voz vaticano, Federico Lombardi, confirmou que se trata de um convite formal a ambos líderes para falar de paz "em um sentido religioso" e disse que a intenção do pontífice é que o encontro possa acontecer no Vaticano em breve. "Neste momento, não me lembo de ter havido uma iniciativa desse tipo", acrescentou.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade