PUBLICIDADE

Estados Unidos

Subsecretário dos EUA diz que derrota da Al-Qaeda é iminente

15 set 2011 - 17h27
(atualizado às 17h56)
Compartilhar

A derrota estratégica da rede terrorista Al-Qaeda é iminente, segundo o subsecretário de Defesa para Inteligência, Michael Vickers, citado nesta quinta-feira pela Agência de Notícias das Forças Armadas dos Estados Unidos. Durante uma conferência na Universidade de Defesa Nacional, Vickers disse que "a Al-Qaeda continua sendo uma ameaça muito perigosa para os EUA em seu território, e continua sendo a vanguarda do movimento global".

O funcionário acrescentou que, no entanto, "o grupo está sob mais pressão e em uma posição mais precária desde 2001, quando foi expulso de seu santuário no Afeganistão". Para Vickers, os dirigentes mais importantes da Al Qaeda estão sendo eliminados mais rápido do que a organização consegue substituir. "As substituições que o grupo consegue fazer têm menos experiência e menos prestígio", esclareceu.

O subsecretário de Defesa disse que dos nove dirigentes principais da Al-Qaeda apenas Ayman al-Zawahiri conseguiu escapar da captura ou morte. "Se mantivermos as operações contra o grupo, dentro de 18 a 24 meses a coesão e a capacidade operacional centrais da Al Qaeda poderão se deteriorar ao ponto que o grupo se fragmente e exista como nada além de um instrumento de propaganda", considerou.

As declarações de Vickers aconteceram depois que o Governo americano anunciou nesta quinta-feira a morte do diretor de operações da Al Qaeda no Paquistão, Abu Hafs al Shahri, na semana passada.

EFE   
Compartilhar
Publicidade