PUBLICIDADE

Morte de prefeito é a 1ª por gripe suína em Goiás

1 set 2009 - 11h39
(atualizado às 11h59)
Compartilhar

O prefeito de Sanclerlândia (GO), Carlos Magalhães dos Santos (PMDB), 38 anos, morreu nesta segunda-feira, por volta das 23h, em decorrência da gripe suína, se tornando a primeira vítima fatal do vírus no Estado de Goiás. Funcionários da prefeitura da cidade acreditam que Santos contraiu a doença há 20 dias, provavelmente durante a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Goiânia, no dia 13 de agosto.

Santos morreu na UTI do Hospital Geral de Goiânia (HGG), onde estava internado desde o dia 19. Seu quadro era gravíssimo, pois, por causa da baixa imunidade em decorrência da gripe, contraiu uma pneumonia bacteriana, que se agravou para um quadro de infecção generalizada. "Fizemos de tudo para manter o coração batendo. Ele foi bravo, lutou 13 dias contra um quadro muito grave, mas infelizmente todos seus órgãos estavam comprometidos", disse André Luiz Braga, diretor-clínico do HGG.

Para Braga, o prefeito deveria ter procurado ajuda médica logo quando surgiram os primeiros sintomas da doença, o que não foi feito. Isso fez com que ficasse suscetível ao surgimento de outras complicações. O político teve febre, problema nas vias respiratórias e dores nos rins, mas teria ficado alguns dias em casa antes de buscar atendimento em um hospital na cidade vizinha de Mossâmedes. No dia 15, ele veio para Goiânia, onde primeiro foi levado para um posto de saúde municipal no Setor Urias Magalhães. De lá, foi encaminhado já em estado grave para o Hospital de Doenças Tropicais (HDT).

Quando Santos chegou ao HGG já não estava mais com os sintomas da gripe suína, mas a pneumonia havia avançado para um quadro de infecção. Ele permaneceu os 13 dias seguintes na UTI, sedado e respirando com ajuda de aparelhos. Quando a gripe foi confirmada, na semana passada, a população de Sanclerlândia, cidade com 7,6 mil habitantes há cerca 134 km de Goiânia, ficou alarmada e começaram a surgir outras suspeitas da doença.

Uma filha de dois anos de idade do prefeito e o vice-prefeito Vancler Rodrigues Soares, 37 anos, chegaram a ser internados com suspeita da gripe suína, mas essa hipótese já foi descartada. A criança teve uma infecção na amígdala e já teve alta. O vice-prefeito - que já estava internado em um hospital particular de Goiânia antes de Santos ser transferido - sofria de uma pneumonia agravada por um quadro de alergia. Soares teve alta médica no fim de semana.

O corpo do prefeito vai ser velado nesta terça-feira na Igreja Matriz de Sanclerlândia, ao lado da prefeitura e deve ser enterrado em São Luis dos Montes Belos (GO), cidade onde nasceu, na divisa com o Mato Grosso.

Outros casos no Estado

Há outras 14 suspeitas esperando resultado de exames no Instituto Adolf Lutz, em São Paulo (SP). Ao todo, Goiás registra 64 casos confirmados da doença e 45 suspeitos, conforme dados divulgados na última quarta-feira. A Secretaria Estadual de Saúde (SES) só atualiza os dados uma vez por semana.

Existe a possibilidade de o número de casos ser maior do que o divulgado, já que a SES só encaminha para análise os pacientes suspeitos considerados mais graves. O órgão alega que isso é feito por uma questão de emergência, para que estes pacientes tenham um atendimento adequado o quanto antes.

A gerente da Vigilância Epidemiológica da SES, Magna Maria de Carvalho, afirmou que a morte do prefeito não muda o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo órgão, pois a secretaria já trabalhava com 14 casos suspeitos e com a expectativa que não só algumas mortes fossem confirmadas como também que o número de pessoas que contraíram a doença venha a aumentar.

Magna não soube informar quantas pessoas estão internadas hoje em estado grave com suspeita ou confirmação de gripe suína. Mas afirmou que são muitas e estão no HGG, no HDT e no Hospital Materno-Infantil. A assessoria de imprensa da SES também não soube informar o número.

Lula e pecuária

Em Sanclerlândia, cidade de 7,6 mil habitantes a 134 km de Goiânia, a gravidade do estado de saúde do prefeito já havia deixado a população preocupada. Não se sabe se ele pegou o vírus da Influenza A na cidade ou em Goiânia. No começo de agosto, Sanclerlândia foi palco de uma exposição pecuária, que levou público de outras cidades e Estados. Mas para o secretário municipal de agricultura, Charles César Correia, o prefeito teria contraído a doença durante a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Goiânia, no dia 13.

"A pecuária foi até o dia nove. Depois ele esteve em Goiânia durante a visita do Lula, foi aí por três dias seguidos, e quando voltou, estava mal", disse Correia. "Agora todo mundo está preocupado. Qualquer gripe, o pessoal acha que é a gripe suína".

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade