PUBLICIDADE

Morre Otto von Habsburg, europeísta herdeiro da coroa austro-húngaro

4 jul 2011 - 08h03
Compartilhar

Otto von Habsburg, primogênito do último imperador da Áustria-Hungria e apaixonado europeísta, morreu aos 98 anos em sua casa na pequena localidade de Pöcking, junto ao lago de Starnberg, no sul da Alemanha.

Eva Demmerle, porta-voz da família, anunciou a morte por causas naturais nesta manhã do membro do Parlamento europeu e do lutador para superar as diferenças durante a Guerra Fria.

O herdeiro do trono morreu na presença de seus sete filhos, disse Dammerle, quem comentou que Otto von Habsburg e sua mulher, Regina, que morreu em fevereiro do ano passado, serão enterrados em meados deste mês na Cripta dos Capuchinhos de Viena, onde repousam os membros da dinastia imperial.

Segundo a agência de imprensa austríaca "Kathpress", o enterro será em 16 de julho.

O féretro com os restos de Regina está atualmente no castelo de Veste Heldburg, uma fortaleza medieval ao sul do estado federado germânico da Turíngia, a partir de onde será transferido para unir-se ao de seu marido na capital austríaca.

Por causa da morte do filho do último imperador estão previstos ao todo quatro réquiens, o primeiro neste sábado em Pöcking, ao que seguirá na segunda-feira em Munique (Alemanha), na quarta-feira outro na localidade austríaca de peregrinação mariana de Mariazell e finalmente no dia 16 de julho em Viena.

Filho do imperador Charles I da Áustria-Hungria e a imperatriz Zita teve que exilar-se com sua família ao fim da Primeira Guerra Mundial quando o império centro-europeu se dissolveu e tanto a Áustria quanto a Hungria se transformaram em repúblicas.

Após a morte de seu pai, a família exilou-se na localidade basca de Lekeitio (norte da Espanha), onde Otto van Habsburg fez o bacharelado e iniciou uma estreita relação com a Espanha.

Opositor ao nacional-socialismo e contrário à anexação da Áustria ao III Reich de Adolf Hitler, Otto von Habsburg teve sempre uma grande atividade política na qual defendeu a união do velho continente.

Foi membro da União Social-Cristã (CSU) da Baviera, formação que representou no Parlamento Europeu, e fundador da União Pan-Europa.

Casado com a princesa Regina, falecida no ano passado, Otto van Habsburg deixa sete filhos, 22 netos e dois bisnetos.

O antigo território austro-húngaro encontra-se dividido entre 13 países: Áustria, Hungria, República Checa, Eslováquia, Eslovênia, Croácia, Bósnia e Herzegovina e regiões da Sérvia, Montenegro, Itália, Romênia, Polônia e Ucrânia.

EFE   
Compartilhar
TAGS
Publicidade