PUBLICIDADE

Chile: morre menina que teve eutanásia negada por presidente

Depois da publicação de vídeo com apelo, a própria presidente Bachelet foi visitar Valentina no hospital

15 mai 2015 - 04h59
(atualizado às 06h45)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: BBC Mundo / Copyright

A adolescente chilena Valentina Maureira, que ganhou notoriedade internacional ao pedir à presidente do país, Michelle Bachelet, autorização para cometer suicídio assistido, morreu nesta quinta-feira no Hospital Clínico de Santiago de complicações causadas por uma doença grave.

Desde os oito anos de idade Valentina sofria de fibrose cística, uma doença hereditária e degenerativa que afeta os pulmões, fígado e pâncreas. A doença também matou seu irmão, aos seis anos de idade.

"São 14 anos de luta, dia a dia, e para minha família foi mais. Estou cansada de continuar lutando, porque vejo o mesmo resultado sempre. Estou muito cansada", disse Valentina em fevereiro, falando à BBC do hospital, por telefone.

"Você é uma grande lutadora, mas como você mesma disse, 'perdeu a batalha'", escreveu sua irmã Karime em seu perfil no Facebook.

"Obrigada por cada momento de alegria e felicidade que você deu a mim e a muitas pessoas com quem compartilhou."

 

hermosa princesa :*luchadora hasta ya mas no poder...eres y fuiste una gran lección de vida.a todos quienes nos quieran acompañar su despida es en el gimnasio techado Alberto González Godoy.

Posted by Karime Maureira on Quinta, 14 de maio de 2015

O caso dela ficou conhecido depois que ela pediu autorização à presidente chilena para praticar o suicídio assistido - proibido no país, assim como a eutanásia.

De seu leito no hospital, Valentina gravou e publicou na internet um vídeo pedindo à presidente chilena, Michelle Bachelet, que autorizasse a aplicação de uma injeção letal. O vídeo fez tanto sucesso que a própria Bachelet foi visitar a adolescente. Apesar disso, o governo chileno rejeitou o pedido, conforme a lei.

Após o episódio, Valentina disse que tinha mudado de ideia por causa das reações ao seu vídeo compartilhado nas redes sociais. Segundo a jovem, sua família também ficara comovida com o caso de um jovem que sobreviveu à doença, vivendo mais do que 20 anos.

AP
AP
Foto: BBC Mundo / Copyright
Morre americana que anunciou eutanásia assistida:
BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade