PUBLICIDADE

Morre arquiteto Oscar Niemeyer aos 104 anos no Rio

Compartilhar

RIO DE JANEIRO, 6 Dez (Reuters) - O arquiteto carioca Oscar Niemeyer morreu aos 104 anos na noite da quarta-feira, no Rio de Janeiro, devido a uma infecção respiratória, afirmou o hospital onde estava internado desde o início de novembro.

Lúcido até o dia de sua morte, o arquiteto planejava voltar para casa e seguir trabalhando, mas na manhã da quarta-feira, devido a um quadro de infecção respiratória, não resistiu. Niemeyer acabou morrendo às 21h55.

"Ele tinha uma obsessão pelo trabalho. Ele sempre falava muito que precisa voltar para o escritório logo, que ele tinha projetos atrasados. Então acho que isso fez ele chegar tão longe, e ele tinha esse entusiasmo que ele nunca perdeu", afirmou o sobrinho Paulo Niemeyer a jornalistas na porta do hospital, pouco depois da morte.

O arquiteto foi internado com problemas renais e hemorragias digestivas no início de novembro, mas desde terça-feira seu estado de saúde estava se deteriorando.

"Oscar Niemeyer vinha desde ontem (terça) já apresentando sinais de piora, piora do exame laboratorial, infecção respiratória. Hoje pela manhã (quarta) apresentou insuficiência respiratória, teve que se entubado, ventilado por aparelho. E agora à noite ele não tolerou e veio a falecer", afirmou a jornalistas o médico Fernando Gjroup.

Segundo o médico, cerca de dez familiares estavam com o arquiteto no momento de sua morte.

"Foi uma lástima. O Oscar para mim foi o maior artista brasileiro não só como arquiteto, mas como escultor, escritor, muito sensível", disse a mulher dele, Vera Lúcia Cabreira.

Essa foi a terceira internação de Niemeyer neste ano. O arquiteto, que completaria 105 anos no dia 15 de dezembro, foi hospitalizado em maio com infecção respiratória e desidratação. Voltou ao hospital em outubro após se sentir mal e ter nova desidratação e, por último, teve de ser internado no mês passado.

"Ele tinha horror (da morte) e por isso mesmo nós fomos tão longe no tratamento, porque ele esteve sempre acordado, lúcido e nunca quis desistir", disse Paulo Niemeyer.

Nascido em 15 de dezembro de 1907, ficou famoso pelos projetos que se tornaram cartão-postal de Belo Horizonte, no bairro da Pampulha, nos anos 1940, e de Brasília, dez anos mais tarde, com a construção da nova capital federal.

Com obras espalhadas pelo mundo e considerado um dos artistas brasileiros mais reconhecidos no exterior, recebeu o prêmio Pritzker de Arquitetura em 1987 e o Leão de Ouro da Bienal de Arquitetura de Veneza em 1996, entre muitos outros.

Em harmonia com sua paisagem natal, o arquiteto chegou a confessar que o ângulo reto não o atraia, "nem a linha reta, dura, inflexível, criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual, a curva que encontro nas montanhas do meu país, no curso sinuoso dos seus rios, nas ondas do mar, no corpo da mulher preferida".

Em nota, a presidente Dilma Rousseff afirmou que com o morte de Niemeyer o Brasil perdeu "um dos seus gênios".

"A sua história não cabe nas pranchetas. Niemeyer foi um revolucionário, o mentor de uma nova arquitetura, bonita, lógica e, como ele mesmo definia, inventiva. O Brasil perdeu hoje um dos seus gênios. É dia de chorar sua morte. É dia de saudar sua vida."

O governador do Rio de Janeiro, Sergio Cabral, decretou três dias de luto oficial no Estado.

A Presidência da República informou que o corpo de Niemeyer será velado no Palácio do Planalto, em Brasília, na tarde de quinta-feira.

(Reportagem de Maria Pia Palermo e Rodrigo Viga Gaier, no Rio de Janeiro)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade