PUBLICIDADE

Mundo

México sobe para 15 número de mortes por gripe suína

1 mai 2009 - 11h15
(atualizado às 12h05)
Compartilhar

As autoridades mexicanas aumentaram nesta sexta de 12 para 15 o número de mortes comprovadamente causadas pela gripe suína no país e de 300 para 343 os casos confirmados da doença.

» Veja imagens da gripe suína pelo mundo

» Suspeitas de gripe no Brasil sobem para 4

» Veja o que é o vírus influenza Tipo A

» Tire suas dúvidas sobre a gripe suína

As vítimas fatais, 11 mulheres e quatro homens, são em sua maioria da capital mexicana (11 pacientes). A gripe suína também deixou mortos nos estados do México (dois), de Oaxaca (um) e de Tlaxcala (um).

Em entrevista coletiva, o secretário de Saúde do México, José Ángel Córdova, declarou que nove dos 15 mortos são adultos de entre 21 e 40 anos.

Pouco antes, as autoridades da Cidade do México, a mais afetada pela epidemia, disseram que nenhuma morte pela doença foi registrada ontem nos hospitais da capital, enquanto que três pessoas receberam alta e apenas 133 permanecem hospitalizadas.

Além disso, até ontem, nos 28 hospitais e 220 clínicas da Cidade do México, só houve 21 novos pacientes com sintomas compatíveis aos da gripe suína, frente aos 346 registrados na terça-feira e aos 194 da quarta-feira.

"As medidas tomadas pretendem fazer com que o número de contágios na cidade não cresça exponencialmente", afirmou o prefeito da Cidade do México, Marcelo Ebrard.

Ebrard assegurou que será necessário estudar o comportamento do vírus durante o fim de semana para confirmar se houve estabilização no surto da doença.

Já Córdova comemorou a comprovação de uma sensível queda no número de pessoas que procuraram hospitais para buscar assistência médica por causa da gripe suína.

"São dados muito encorajadores. Isto é o que nos permite pensar que, por um lado, felizmente, o vírus não é tão agressivo como o da gripe aviária, cuja letalidade é de 70%", disse o secretário. Para Córdova, a expansão da gripe suína está aparentemente sendo contida "mais rapidamente".

As equipes de saúde do governo mexicano visitaram ontem 86 famílias de pessoas que morreram com quadros sintomáticos suspeitos. Durante essas visitas, a gripe suína foi detectada em quatro pessoas, as quais passam atualmente por tratamento médico.

Córdova explicou que serão analisadas hoje 500 amostras suspeitas em laboratórios especializados para comprovar ou descartar a presença do vírus. Por fim, comunicou que 36.240 medicamentos contra a gripe suína foram distribuídos ontem por todo o México.

EFE   
Compartilhar
Publicidade