PUBLICIDADE

Mundo

México diz à OMS que epidemia de gripe está sob controle

18 mai 2009 - 13h24
(atualizado às 13h35)
Compartilhar

O México informou nesta segunda-feira à Organização Mundial da Saúde (OMS) que a epidemia de nova gripe, que matou 68 pessoas no país, está sob controle.

» Veja o que é o vírus influenza Tipo A

» Tire suas dúvidas sobre a gripe suína
» Vírus deve se alastrar pelo mundo, dizem EUA
» Morre 1ª vítima de gripe em Nova York

O secretário da Saúde mexicano, José Angel Córdoba, afirmou que apesar de existirem casos confirmados nos 31 Estados do país, graças a medidas de contenção a epidemia se concentra em zonas urbanas.

"A epidemia mexicana está sob controle e faço um apelo aos presentes para visitarem tranquilamente o México, onde serão bem-vindos", disse em comunicado a Secretaria de Saúde em um comunicado na noite de domingo, citando Córdova.

No sábado, o governo informou que o número de infectados pelo vírus H1N1, uma nova cepa resultante da mistura de vírus humano, suíno e de aves, subiu a 3.102 casos.

A maioria das mortes no México relacionadas ao vírus foi registrada na capital. Apesar do controle obtido no México, a OMS mantém a fase 5 de alerta em uma escala de 1 a 6, o que significa que uma pandemia é iminente.

O vírus se expandiu por mais de 40 países, mas seus sintomas acabaram sendo mais leves do que se estimava no início.

Os mexicanos compõem a maioria das vítimas. A diretora-geral da OMS, Margaret Chan, disse nesta segunda-feira durante reunião da agência que o vírus da gripe H1N1 continuará sua rápida disseminação pelo mundo e que pode representar riscos ao se misturar com o H5N1, vírus da gripe aviária.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade