PUBLICIDADE

Mediadores internacionais pedem fim da violência da ETA

17 out 2011 - 14h17
Compartilhar

A conferência internacional sobre o fim do terrorismo, realizada nesta segunda-feira em San Sebastián, pediu a ETA que interrompa de forma "definitiva" a violência, e solicitou aos Governos espanhol e francês que conversem com o grupo sobre "as consequências do conflito".

O encontro, que contou com a presença de personalidades como o ex-secretário-geral da Organização das Nações Unidas, Kofi Annan, fez cinco recomendações lidas pelo ex-primeiro-ministro irlandês Bertie Ahern.

O primeiro ponto pede que a ETA faça "uma declaração pública da interrupção definitiva da atividade armada e solicite diálogo com os Governos da Espanha e França para tratar exclusivamente das consequências do conflito".

Os integrantes também pediram aos Governos da França e Espanha que aceitem iniciar conversas com a ETA para tratar das consequências do conflito. Essas consequências não foram especificadas, mas habitualmente fazem referência a situação dos presos da ETA e o desarmamento da organização terrorista.

Os mediadores também pedem a adoção de "passos profundos para avançar na reconciliação, reconhecer, compensar e dar assistência a todas as vítimas, reconhecer a dor causada e ajudar a sanar as feridas pessoais e sociais".

Os participantes da conferência se mostraram dispostos a criar um comitê internacional para acompanhar as recomendações.

EFE   
Compartilhar
TAGS
Publicidade