PUBLICIDADE

Europa

Manifesto do suspeito do atentado na Noruega copia escritos de terrorista

24 jul 2011 - 14h08
(atualizado às 14h28)
Compartilhar

Alguns trechos do manifesto publicado pelo suspeito de ter cometido o duplo atentado da Noruega, que deixou pelo menos 93 mortos, teriam sido literalmente copiadas de um texto do terrorista americano Ted Kaczynski, conhecido como "Unabomber". Foi o que revelou neste domingo a edição digital do periódico norueguês VG, que reproduz parágrafos quase idênticos do manifesto, em inglês, do suspeito norueguês, Anders Behring Breivik, de 1 página e meia, e do terrorista "Unabomber", que entre 1978 e 1995 matou três pessoas enviando até 16 bombas a alvos diversos, como universidades e companhias aéreas.

Imagem da página criada por Anders Behring Breivik, chamado de "2083 A European Declaration of Independence"
Imagem da página criada por Anders Behring Breivik, chamado de "2083 A European Declaration of Independence"
Foto: AFP

A comparação sobre a cópia feita pelo manifesto recém-divulgado "2083 A European Declaration of Independence" - supostamente escrito por Breivik -é mostrada no fórum de debate digital norueguês document.no.

No entanto, o site aponta em comunicado que, nos textos de Breivik, alguns conceitos foram "substituídos" por outros, para adaptá-los à própria ideologia extremista do homem acusado de ser o responsável da tragédia nacional norueguesa. Por exemplo, document.no indicou que a palavra "esquerdismo" usada pelo "Unabomber" em seus textos foi substituída em diversos parágrafos do manifesto de Breivik por "multiculturalismo" e "marxismo cultural".

As forças de segurança norueguesas estão analisando o conteúdo do documento, que declara "guerra de sangue" a imigrantes e marxistas e que foi divulgado na internet na própria sexta-feira, poucas horas antes dos dois ataques.

Tragédia na Noruega
A Noruega viveu na última sexta-feira, dia 22, a maior tragédia do país desde a Segunda Guerra Mundial. Dois atentados deixaram, até o momento, um saldo de 93 mortos. Primeiro, uma bomba explodiu no centro da capital, Oslo, na região onde estão localizados vários prédios governamentais, inclusive o escritório do premiê, Jens Stoltenber. Sete pessoas morreram, mas a polícia admite possa haver corpos não resgatados nos prédios.

A segunda tragédia aconteceu em uma ilha próxima da capital, Utoya. Lá, Anders Behring Breivik, um homem de 32 anos vestido com uniforme da polícia, abriu fogo contra jovens reunidos em um acampamento de verão. Ao menos 86 morreram. A maioria pelos tiros disparados. Alguns outros morreram afogados após tentarem fugir nadando. Ele foi detido logo depois, pela polícia, e admitiu o crime. O atirador - que é ligado à extrema-direita - também tem envolvimento no ataque em Oslo.

EFE   
Compartilhar
Publicidade