PUBLICIDADE

Lula "reelege" Cabral e defende alinhamento com governo federal

22 dez 2009 - 11h45
Compartilhar

Em clima de campanha eleitoral, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva "reelegeu" em discurso o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), e defendeu um alinhamento entre as três esferas do governo, com aliados no Planalto na prefeitura do Rio de Janeiro e no governo do Estado.

Lula disse que já governou o país com governador e prefeito do Rio de partidos de oposição e que povo foi o maior prejudicado pela disputa política.

"O Sérgio Cabral tem mais quatro anos de mandato", disse Lula ao se referir ao governador fluminense que, no ano que vem disputa a reeleição e terá como principal adversário o ex-governador do Rio Anthony Garotinho (PR).

"Eu já governei o país com outro governador aqui nesse Estado, e vocês sabem, quando o presidente da República e o governador não se entendem, que são adversários e que um fica xingando o outro, quem quebra a cara é o povo pobre do Estado", disse o presidente ao se referir à ex-governadora Rosinha Matheus, mulher de Garotinho, que governou o Estado de 1999 a 2002.

Lula, que assim como Cabral e a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff —escolhida pelo presidente para disputar a eleição presidencial do ano que vem—, fez discurso no meio do público e debaixo de sol, também comemorou a afinidade com o atual prefeito Eduardo Paes, que assim como Cabral, é do PMDB.

"Nesses últimos três anos em que o companheiro Sérgio ganhou as eleições, estabelecemos uma parceria e ainda precisávamos mudar o prefeito, e graças a Deus nós mudamos o prefeito no ano passado", disse

"Agora as coisas andam que nem carro de Fórmula 1, não é que nem fusquinha. Todo mundo tem o mesmo interesse. Quando os três entes federados —prefeitura, Estado e União— trabalham juntos, quem ganha com isso é o povo que os elegeu", acrescentou o presidente durante cerimônia de entrega de 192 apartamentos populares a moradores do Complexo do Alemão, zona norte do Rio.

(Reportagem de Rodrigo Viga Gaier)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade