PUBLICIDADE

Lula critica postura de países desenvolvidos frente à crise

30 jan 2009 - 01h44
(atualizado às 03h32)
Compartilhar

Lucy Silva

Direto de Belém

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou a forma comos os países desenvolvidos têm conduzido soluções para a crise financeira mundial durante sua participação no Fórum Social Mundial. "Eu espero que agora, o (Fundo Monetário Internacional) FMI diga ao Obama como consertar os Estados Unidos, que diga a Alemanha, que diga a ao Sarkozy (presidente da França), que diga a esses países como consertar o que eles criaram", afirmou.

Lula discursou no Fórum Social Mundial em Belém
Lula discursou no Fórum Social Mundial em Belém
Foto: AFP

Lula fez as declarações durante seu discurso a cerca de oito mil pessoas que acompanharam o evento América Latina e o desafio da crise Internacional, no Hangar Centro de Convenções da Amazônia, como parte do Fórum Social Mundial realizado na cidade de Belém, no Estado do Pará. Também participaram quatro presidentes sul-americanos: Rafael Correa (Equador), Hugo Chávez (Venezuela), Evo Morales (Bolívia) e Fernando Lugo (Paraguai).

"A crise é uma oportunidade de devolver àqueles que pensavam que sabiam mais do que nós, como se comportar com o povo desempregado, porque até agora, eles só deram dinheiro para os banqueiros", afirmou Lula.

O presidente brasileiro disse que o País não pagará pela crise. "Aqui, eu tenho dito, que o povo do Brasil não será o pagador da crise tendo sua vida piorada pela irresponsabilidade de banqueiros", disse ele ao lembrar que o Brasil passou por uma crise financeira os anos 1980.

Para Lula a atual crise mundial é uma conseqüência das política desses países nos anos 1980 e 1990. "A crise não nasceu no Brasil. Nem da política de Chávez, mas sim da lógica desses países nesse período, do conceito de que o Estado não prestava para nada e que seus 'mercados' iam desenvolver os países e a justiça social. Esse 'Deus mercado' quebrou por falta de controle e especulação", afirmou.

O presidente ironizou a forma como os países ricos estão tentando solucionar a crise. "E agora, para qual Deus eles estão pedindo socorro? Para o Estado, que não prestava para nada, mas que está colocando bilhões de dólares e euros para recuperar a economia" ironizou Lula.

Lula aproveitou a oportunidade para anunciar a construção de mais de um milhão de casas populares em 2009 e 2010. "Vocês dos movimentos de moradia vão ser chamados para participar dessa pauta", disse.

Os investimentos da Petrobras também foram ressaltados por Lula, que afirmou que a descoberta de novos poços de petróleo pra empresa, devem gerar mais empregos para os brasileiros.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade