PUBLICIDADE

Kim Jong-il recebe enviado do Governo chinês em meio à tensão na região

9 dez 2010 - 05h47
Compartilhar

O líder norte-coreano, Kim Jong-il, se reuniu nesta quinta-feira em Pyongyang com o conselheiro de Estado chinês Dai Bingguo, em uma aparente tentativa de Pequim de reduzir a tensão na zona após o ataque norte-coreano a uma ilha da Coreia do Sul, em novembro.

Kim e Dai debateram sobre os avanços nas relações de amizade entre os dois países, segundo a agência estatal norte-coreana "KCNA", que não precisou se foi abordado no encontro o bombardeio contra a ilha de Yeonpyeong.

Dai Bingguo é o mesmo enviado chinês que se reuniu em Seul com o presidente sul-coreano, Lee Myung-bak, em 28 de novembro, cinco dias depois do ataque que deixou dois militares e dois civis sul-coreanos mortos.

A reunião com Kim acontece pouco depois de os responsáveis de Relações Exteriores de Estados Unidos, Coreia do Sul e Japão pedirem um maior compromisso da China para pressionar seu aliado e evitar futuras provocações.

Pequim indicou que deveriam se reunir os países participantes do diálogo de seis lados sobre o desarmamento nuclear norte-coreano (as duas Coreias, EUA, Japão, Rússia e China), embora Washington e Seul se oponham à volta do diálogo se Pyongyang não fizer concessões.

Esta é a primeira ocasião em que Kim reúne-se com um alto representante chinês desde o ataque a Yeonpyeong, que Pyongyang alega ter sido provocado pelas manobras militares sul-coreanas nas cercanias da ilha, próxima à Coreia do Norte.

Dai Bingguo, enviado especial do presidente da China, Hu Jintao, é um dos principais mediadores para assuntos norte-coreanos e em 29 de novembro manteve uma conversa telefônica com a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, para falar sobre a situação na península coreana após o incidente de Yeonpyeong.

EFE   
Compartilhar
TAGS
Publicidade