PUBLICIDADE

Ásia

Japão estuda reabrir reatores nucleares por falta de provisão

14 abr 2012 - 00h21
(atualizado às 01h28)
Compartilhar

O Japão estuda reabrir os reatores nucleares da central de Oi, na província de Fukui, perante o temor de haver falta de energia elétrica durante o próximo verão devido à crise nuclear de Fukushima, informou neste sábado o diário Nikkei.

"Enfrentaremos severos cortes elétricos" se não houver esta reabertura em Oi, afirmou o ministro da Indústria, Yukio Edano, depois de o acidente nuclear de Fukushima ter deixado o país com apenas um reator ativo dos 54 com os quais o Japão contava.

Segundo Edano, a reativação das unidades 3 e 4 de Oi, os primeiros do país a terem passado por testes de resistência, é vital para garantir a provisão durante o verão, um período no qual a demanda elétrica alcança o seu máximo.

Em uma reunião mantida nesta sexta-feira com a participação do primeiro-ministro do Japão, Yoshihiko Noda, do ministro porta-voz, Osamu Fujimura, e do ministro encarregado de política nuclear, Goshi Hosono, foi revisada com a operadora de Oi, a Kansai Electric, a situação das unidades e sua capacidade.

Após o encontro, todos concordaram na necessidade de restabelecer os reatores em Oi por considerar que são seguros e necessários para oferecer uma provisão elétrica estável na próxima estação.

Para poder retomar suas atividades, todas as unidades têm de passar por testes de resistência impostas pelo governo e obter o sinal verde das administrações locais.

Por isso, Edano se deslocará neste sábado a Fukui para tentar convencer as autoridades regionais a darem seu consentimento para a reabertura dos reatores.

EFE   
Compartilhar
Publicidade