PUBLICIDADE

Itaipu volta a funcionar após apagão

11 nov 2009 - 09h26
Compartilhar

A central hidrelétrica de Itaipu, que na terça-feira à noite ficou paralisada por razões ainda desconhecidas, voltou a funcionar hoje normalmente após ter deixado às escuras 15 estados brasileiros e o Distrito Federal, além de parte do Paraguai, informaram fontes oficiais.

Em comunicado, a hidrelétrica compartilhada por Brasil e Paraguai informou que voltou a operar em condições normais a partir das 6h de Brasília de hoje, e que 18 de seus 20 geradores estão produzindo 10.450 megawatts de energia.

O presidente de Itaipu, Jorge Samek, negou que o blecaute da terça-feira à noite tenha sido causado pela hidrelétrica e explicou que a central conseguia produzir energia, mas não transmiti-la pelas redes.

Esses problemas levaram a central a parar todas suas máquinas pela primeira vez na história.

Itaipu gera 19,3% da energia consumida pelo Brasil e 87,3% da que abastece o Paraguai.

Até agora, nenhuma autoridade brasileira explicou as causas exatas do apagão que deixou às escuras durante pelo menos quatro horas a maior parte dos habitantes do Brasil, a partir das 22h13 de Brasília da terça-feira.

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse que o problema pode ter sido causado por "problemas atmosféricos" ou "tempestades de grande intensidade".

Segundo o ministro, o problema meteorológico pode ter sido causado uma desconexão de Itaipu com seus sistemas de transmissão, e esse corte seria o começo de um efeito dominó que afetou as outras linhas do Sistema Integrado Nacional.

Além de ter deixado totalmente às escuras várias cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, o apagão também afetou grande parte do Espírito Santo, Goiás, Pernambuco, Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além de partes do Distrito Federal.

O corte de energia elétrica também se estendeu a alguns municípios dos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia, Rondônia, Alagoas e Acre.

O apagão causou grandes transtornos em São Paulo, onde ficou fora de operação os sistemas de metrô e trens, assim como os semáforos de trânsito.

Apesar das ligações de emergência de pessoas presas em elevadores e da sensação de pânico nas ruas, a Polícia disse que não houve nenhum incidente de gravidade.

No entanto, as autoridades tanto de São Paulo quanto do Rio de Janeiro recomendaram que a população permanecesse ontem à noite em casa, e reforçaram a presença policial nas ruas.

Apesar do aumento dos acidentes de trânsito e das emergências domésticas nas grandes cidades, as autoridades não informaram sobre casos de violência ou saques.

Os principais aeroportos do país, entre eles o internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, voltaram a operar no início de hoje, após o cancelamento dos voos durante a madrugada.

EFE   
Compartilhar
TAGS
Publicidade