PUBLICIDADE

Irlandenses decidem em referendo sobre casamento gay

22 mai 2015 - 12h11
Compartilhar
Exibir comentários

Último da Europa Ocidental a descriminalizar a homossexualidade, país pode se tornar o primeiro do mundo a legalizar matrimônio entre pessoas do mesmo sexo através de consulta popular.

Os irlandeses vão às urnas nesta sexta-feira (22/05) para decidir sobre a legalização do casamento gay, numa votação inédita que pode tornar o país o primeiro a aprovar, em consulta popular, a união formal entre pessoas do mesmo sexo.

Marcada por uma forte influência da Igreja Católica, a Irlanda foi o último país da Europa Ocidental a descriminalizar a homossexualidade, há duas décadas. Nesta sexta-feira, espera-se que a lei seja aprovada com apoio superior a 60% da população. A Irlanda seria, assim, o 19º país do mundo a legalizar a união gay.

Cerca de três milhões de pessoas foram convocadas às urnas, mas, como não é possível votar por correio fora do país, muitas tiveram de viajar para participar.

A imprensa local noticia que milhares de irlandeses residentes no Reino Unido e em locais mais distantes, como Nova York e Austrália, voltaram à terra natal especialmente para votar.

"Vou votar contra o casamento homossexual", disse o ativista Keith Mills, pouco antes de pegar um voo da Áustria para Dublin. "Sou homossexual, mas acho que os interesses dos casais de gays e lésbicas têm melhor cobertura pela legislação atual, não é necessário conceder proteção constitucional."

A República da Irlanda promulgou em 2010 a chamada lei de relações civis, que concede reconhecimento legal aos casais do mesmo sexo, mas não qualifica essas uniões como casamento.

"Eu votei 'sim' porque todo mundo é o mesmo, então por que eles não têm os mesmos direitos que qualquer outra pessoa?", disse, por sua vez, a dublinense Jennifer Brown, de 21 anos. "Surpreendentemente alguns dos meus amigos estão contra, mas os que dizem que vão votar 'não' na verdade não estão indo votar."

Nesta votação, o eleitor deve optar entre "sim" ou "não" para a proposta do governo irlandês sobre se o "casamento pode ser realizado de acordo com a lei por duas pessoas sem distinção de sexo".

Essa é a frase que o governo, que conta com o apoio de todas as forças políticas nacionais, quer acrescentar ao artigo 41 da Carta Magna para proteger constitucionalmente os direitos dos casais do mesmo sexo e equipará-los aos dos casamentos convencionais.

Os resultados são esperados para este sábado (23/05).

RPR/rtr/afp

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade