inclusão de arquivo javascript

 
 

"Senhora do Destino" terá ares de minissérie

26 de maio de 2004 22h09 atualizado às 22h09

Wolf Maya orienta Marília Gabriela durante gravação de  Senhora do Destino. Foto: Globo/Divulgação

Wolf Maya orienta Marília Gabriela durante gravação de Senhora do Destino
Foto: Globo/Divulgação

Com estréia prevista para o dia 28 de junho, Senhora do Destino, próxima novela das 20h, já está sendo gravada sob a direção de núcleo de Wolf Maia desde o início de maio. As cenas dos primeiros quatro capítulos da trama escrita por Aguinaldo Silva terá ares de minissérie. A primeira fase da novela, passada em 1968, mostrará a saída de Maria do Carmo (Carolina Dieckman) do Nordeste, assim como sua chegada ao Rio de Janeiro, no dia do decreto do AI-5.

Veja fotos da gravação da novela!

Em uma época marcada por manifestações estudantis e pela ditadura militar, esta primeira semana, mostrará, em paralelo, o drama de três mulheres: Maria do Carmo, Josefa de Magalhães Duarte Pinto (Marília Gabriela) e Nazaré (Adriana Esteves).

Maria do Carmo, a protagonista, é uma nordestina que, sem notícias do marido há um ano e sem condições de continuar vivendo em Pernambuco, deixa sua terra natal rumo ao Rio de Janeiro. Ela chega no dia 13 de dezembro de 1968, data da decretação do AI-5, que transformou a cidade num verdadeiro campo de batalha. No meio disso tudo, Maria do Carmo se perde do irmão e, junto com seus cinco filhos, fica perdida em meio à confusão.

Depois de tantos percalços, a nordestina só encontrará amparo em Nazaré (Adriana Esteves), uma suposta enfermeira grávida que a "ajuda" a escapar do tumulto. Sem imaginar que se trata de uma mentirosa, Maria do Carmo acaba confiando seus filhos à Lourdes, nome que Nazaré usará quando se apresentar à nordestina, enquanto leva Reginaldo (Miguel Rômulo), seu filho mais velho, ao hospital, já que este se machucou durante a correria no centro da cidade. Ao voltar ao local onde se deixará seus outros filhos com Lourdes (ou Nazaré), ela percebe que sua filha recém-nascida foi seqüestrada pela "enfermeira solidária".

Nazaré Vieira é uma aventureira que usa uma barriga falsa de nove meses e está à procura de um recém-nascido para justificar a falsa gravidez, inventada por ela para tentar fisgar um homem de posses e já casado com outra.

Desesperada e cansada da série de infortúnios, Maria do Carmo sai correndo em meio a uma manifestação estudantil e acaba sendo presa por engano e levada para a Ilha das Flores, local onde conhecerá Dirceu (Gabriel Braga Nunes), um jornalista do Diário de Notícias, preso ao se recusar a abandonar a redação do jornal.

Ao tomar conhecimento do ocorrido com Maria do Carmo, Dirceu, intercederá pela mesma e conseguirá chamar a atenção do Comandante Saraiva (Werner Schünemann), militar responsável pela Ilha das Flores, cárcere privado destinado a presos políticos.

Já Josefa de Magalhães Duarte Pinto (Marília Gabriela) é filha de tradicional família carioca e dona do Diário de Notícias, prestigiado jornal do Rio de Janeiro, o qual herdou após a morte súbita do segundo marido. Dona Josefa é uma das figuras mais odiadas pelos próceres da ditadura, pois usa o seu jornal para fazer oposição sistemática aos métodos deles.

Mas, até a decretação do AI-5, eles não podem fazer nada contra ela devido ao seu prestígio, que é tão grande a ponto de lhe convidarem para uma festa realizada em homenagem à Elisabeth II, rainha da Inglaterra (Deirdre Loys Jordan), e ser cumprimentada pela própria.

Na cerimônia, dona Josefa ainda encontra figuras ilustres como a baronesa Laura (Maria Amélia) e o barão Pedro Correia de Andrade Couto (Raul Cortez), além do general Bandeira (Rogério Fróes), um "amigo" informante da dona do jornal. Este será o último evento que dona Josefa participará antes de seguir para o exílio.

O destino de Maria do Carmo cruzará com o de dona Josefa e Nazaré, assim que a protagonista chegar ao Rio. O elo que ligará a rica e ilustre dona Josefa à pobre e retirante Maria do Carmo será Sebastião, o irmão mais velho de Maria do Carmo, que deixou Belém do São Francisco há alguns anos e que, em 1968, além de trabalhar como motorista particular da dona do Diário de Notícias, nutre uma paixão - jamais revelada - por sua patroa.

As gravações no centro do Rio de Janeiro já consumiram nove finais de semana e contou com a presença de até 800 figurantes por final de semana. A festa da rainha da Inglaterra, gravada no Palácio do Itamaraty, no também no centro do Rio, contou com 200 pessoas na figuração, todas caracterizadas com roupas da época.

Redação Terra
  1. Wolf Maya orienta Marília Gabriela e Deirdre Jordan durante gravação de Senhora do Destino  Foto: Globo/Divulgação

    Wolf Maya orienta Marília Gabriela e Deirdre Jordan durante gravação de Senhora do Destino

    Foto: Globo/Divulgação

  2. O ator Gabriel Braga Nunes também está no elenco da novela  Foto: Globo/Divulgação

    O ator Gabriel Braga Nunes também está no elenco da novela

    Foto: Globo/Divulgação

  3. Ele interpreta um jornalista que será preso pela ditadura  Foto: Globo/Divulgação

    Ele interpreta um jornalista que será preso pela ditadura

    Foto: Globo/Divulgação

  4. Carolina Dieckmann interpreta uma retirante nordestina na primeira fase da trama  Foto: Globo/Divulgação

    Carolina Dieckmann interpreta uma retirante nordestina na primeira fase da trama

    Foto: Globo/Divulgação

  5. Marília Gabriela será Josefa de Magalhães Duarte Pinto, dona de um jornal que combate a Ditadura  Foto: Globo/Divulgação

    Marília Gabriela será Josefa de Magalhães Duarte Pinto, dona de um jornal que combate a Ditadura

    Foto: Globo/Divulgação

  6. Werner Schünemann será o comandante Saraiva, militar responsável pela prisão de Ilha das Flores  Foto: Globo/Divulgação

    Werner Schünemann será o comandante Saraiva, militar responsável pela prisão de Ilha das Flores

    Foto: Globo/Divulgação

  7. Baronesa Laura (Maria Amélia) e o barão Pedro Correia de Andrade Couto (Raul Cortez)  Foto: Globo/Divulgação

    Baronesa Laura (Maria Amélia) e o barão Pedro Correia de Andrade Couto (Raul Cortez)

    Foto: Globo/Divulgação

  8. Marília Gabriela contracena com Maria Amélia e Raul Cortez  Foto: Globo/Divulgação

    Marília Gabriela contracena com Maria Amélia e Raul Cortez

    Foto: Globo/Divulgação

  9. Elisabeth II, rainha da Inglaterra, será interpretada por Deirdre Loys Jordan  Foto: Globo/Divulgação

    Elisabeth II, rainha da Inglaterra, será interpretada por Deirdre Loys Jordan

    Foto: Globo/Divulgação

  10. Na trama, Josefa de Magalhães Duarte Pinto participa de uma recepção à rainha da Inglaterra  Foto: Globo/Divulgação

    Na trama, Josefa de Magalhães Duarte Pinto participa de uma recepção à rainha da Inglaterra

    Foto: Globo/Divulgação

  11. Marília Gabriela contracena com Deirdre Loys Jordan  Foto: Globo/Divulgação

    Marília Gabriela contracena com Deirdre Loys Jordan

    Foto: Globo/Divulgação

  12. Wolf Maya brinca no intervalo das gravações  Foto: Globo/Divulgação

    Wolf Maya brinca no intervalo das gravações

    Foto: Globo/Divulgação

/foto/0,,00.html