inclusão de arquivo javascript

 
 

Empresa apresenta 1ª torre giratória do mundo

24 de junho de 2008 18h55

Foi apresentada nesta terça-feira, fazendo sua "pré-estréia" mundial em Nova York, a "Rotating Tower", "primeira torre completamente giratória do mundo". O empreendimento foi idealizado pelo arquiteto David Fisher, 58 anos, e construído em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. As informações são da Ansa.

» Veja fotos da torre giratória
» Santander compra imóvel mais caro do País
» Arábia constrói cidade no meio do deserto
» Maior predio do mundo inaugura em 2009

Trata-se de um arranha-céu de 313 metros de altura distribuídos em 68 andares, com um orçamento de aproximadamente US$ 330 milhões, que mudará continuamente sua forma e irá produzir eletricidade graças ao uso de energia eólica e solar.

Fisher nasceu em Tel-Aviv, em Israel, e se diplomou em Florença, na Itália, em 1976. Ele rebatizou o edifício de "Torre Da Vinci", em homenagem ao gênio do Renascimento. O projeto, que se baseia no conceito de arquitetura dinâmica, talvez seja construído em outras 11 cidades do mundo, entre as quais Moscou, Milão, Nova York e Tóquio.

No seu interior, a torre giratória vai hospedar um hotel seis estrelas, escritórios e apartamentos de vários tamanhos e, nos últimos andares, cinco "mansões" de 1,5 mil m² cada. Sobre o teto serão construídos uma piscina e um jardim, enquanto no 64º andar haverá um heliporto.

Mas, o aspecto mais intrigante da torre reside em um mecanismo que permite que cada andar "gire" de forma autônoma: assim será possível escolher o panorama e decidir como desfrutar da luz solar.

Reprodução
Pré-estréia mundial da torre giratória será em Nova York

Invertia