inclusão de arquivo javascript

 
 

"Gosto de experimentar tipos", diz Mariana Ximenes

20 de abril de 2004 09h11 atualizado às 09h11

Mariana Ximenes. Foto: Marcelo Liso/Virgulando

Mariana Ximenes
Foto: Marcelo Liso/Virgulando

Para Mariana Ximenes, a Ana Francisca de Chocolate com Pimenta é a personagem dos sonhos de qualquer atriz. "São várias numa só", resume.

Veja fotos!

De fato, logo no começo da novela, Ana Francisca não passava de uma matutinha feia e desengonçada, que sofria nas mãos da turma do colégio. Lá pelas tantas, viúva e mais bela do que nunca, ela reaparece em Ventura para se vingar daqueles que a humilharam. Mais adiante, redimida pelo amor de Danilo, papel de Murilo Benício, ela tira o luto e se torna glamourosa. Há pouco, pobretona de novo, se vê obrigada a botar a mão na massa, ou melhor, no chocolate, para dar a volta por cima. Mais uma vez. "Gosto de experimentar tipos. Ainda mais se tiver de mudar o visual. Não tenho medo de usar óculos, pintar o cabelo, raspar a cabeça...", enumera, corajosa.

Aos 22 anos, Mariana Ximenes se orgulha daquela que é a sua primeira protagonista em apenas seis anos de carreira na tevê. "A sensação de dever cumprido é inigualável", derrama-se, visivelmente satisfeita com o resultado. A estréia da atriz aconteceu em 1998, também pelas mãos de Walcyr Carrasco, quando interpretou a dissimulada Emília em Fascinação, atualmente em reprise no SBT. Volta e meia, no intervalo de gravações no Projac, ela sintoniza a tevê no SBT para conferir sua performance inaugural. Apesar de uma interpretação vacilante, ela guarda boas recordações da novela. Principalmente por ter feito uma vilã, gênero de papel que não teve chance de fazer depois. "Não me arrependo ou me envergonho de nada do que fiz até hoje. Fascinação, por exemplo, fiz com a maior dignidade", sublinha.

Depois de Fascinação, Mariana Ximenes voltou a trabalhar com Walcyr Carrasco também em A Padroeira, já na Globo. Na novela, ela interpretava Izabel, donzela que enfrentava a ira materna para viver um grande amor. A admiração pelo autor, porém, é mais antiga que a própria estréia de Walcyr Carrasco na tevê. Ela já acompanhava o trabalho dele desde os tempos em que Walcyr fazia crônicas para a Veja São Paulo. "Até hoje, minha avó, Dorothéia, guarda as melhores para eu ler quando for lá", observa a atriz, que aguarda ansiosa as férias para ler Pequenos Delitos, o novo livro do autor.

Colocar a leitura em dia, no entanto, não é o único projeto da atriz para o segundo semestre de 2004. Como sempre acontece a cada final de trabalho, ela pretende retomar os vários cursos que deixou inacabados. Desde que trancou a faculdade de Cinema em São Paulo para se dedicar integralmente às gravações de Andando nas Nuvens, seu primeiro trabalho na Globo, Mariana passou a ter aulas particulares de Literatura, Mitologia, História da Arte... "Acho importante olhar para trás e ver os degraus que já galguei na carreira. É uma evolução bacana", avalia. Nessa ascese profissional, Mariana ressalva que as sessões de análise possuem uma importância quase vital. É a terapia que ajuda a atriz a se decidir sobre esse ou aquele trabalho e, muitas vezes, a declinar desse ou daquele convite que não considera indispensável na sua carreira. "Gosto do que faço e gosto de gostar do que faço. Mas, para construir uma carreira sólida e duradoura, você precisa dizer alguns 'nãos' de vez em quando", avisa ela, resoluta.

Para Mariana Ximenes, os melhores personagens são sempre aqueles bem diferentes. Dela e entre si. Como a Ana Francisca, que obrigou a atriz a usar óculos de aros grossos, aplique com tranças e até um "achatador de peito", faixa elástica que reduziu os seus 92 cm de busto. "É claro que preciso de dinheiro para sobreviver. Mas penso sempre na minha carreira em primeiro lugar. Se pudesse, só escolheria personagens que me instiguem e histórias que me emocionem", ressalta. Paulista de nascimento, mas carioca de coração, Mariana garante que o sucesso só não lhe subiu à cabeça por causa de seus pais. Desde que começou a morar sozinha no Rio de Janeiro, a família sempre lhe advertiu das ciladas da fama. "Sempre tive meus dois pés no chão. É claro que uma capa de revista é sempre interessante. Mas meu principal objetivo é evoluir sempre, trabalho por trabalho", destaca.

Combustão espontânea
A atriz Mariana Ximenes exala sensualidade em cena. Logo em sua estréia na Globo, ela atiçou a libido dos marmanjos como a casta Celi, de Andando nas Nuvens. Pode-se dizer que a noviça Celi foi apenas um rastilho de pólvora, já que a exuberante Bionda, de Uga Uga, foi uma verdadeira explosão. Para interpretar a noivinha fujona, ela emagreceu cinco quilos, fez bronzeamento artificial e praticou ginástica e musculação. "Por um personagem, faço tudo. Até ginástica. Mas, pessoalmente, prefiro fazer ioga ou caminhar na praia", assegura.

Mais que depressa, a revista Playboy convidou Mariana para posar nua. Em vão. Para tristeza geral, a moça recusou o convite. "Não recrimino quem já posou, mas não é esse o meu intuito", justifica. Apesar de todo o sex-appeal de Bionda, Mariana nunca demonstrou interesse em virar símbolo sexual. "Eu posso até vir a usar a sensualidade como ingrediente para o meu trabalho, mas isso não faz parte de mim. Acho até graça disso. Afinal, sou tão 'pititica'", acredita.

Mesmo assim, Mariana Ximenes já assumiu outros tipos explosivos também no cinema. Em O Invasor, de Beto Brant, fez a filha rebelde de um empresário que namora um assassino, é viciada em drogas e pratica ménage à trois. Já em O Homem do Ano, de José Henrique Fonseca, vive a filha de um dentista ligado ao mundo do crime. Logo nas primeiras cenas, ela surge de calcinha, intimando Máiquel, o protagonista vivido por Murilo Benício, a ir para a cama. "Se você se propõe a fazer um trabalho desses, não pode ter pudores", entende.

Instantâneas
- A paulistana Mariana Ximenes de Prado Nuzzi sempre pensou em ser atriz. Na primeira vez em que falou abertamente sobre a sua vocação, tinha apenas seis anos. "Como já era de esperar, ninguém me levou muito a sério, né?", brinca.
- Aos 17 anos, Mariana fez teste para Andando nas Nuvens, da Globo, sem o consentimento do pai. "Ele queria que eu fosse advogada, que nem ele", recorda. Quando soube que tinha sido aprovada, teve uma conversa séria com a família.
- O primeiro trabalho de Mariana na Globo foi o episódio Dupla Traição, do Você Decide, em abril de 1998. Em dezembro do mesmo ano, participou do piloto da série Sandy & Júnior.
- No cinema, Mariana Ximenes já atuou em cinco filmes. O mais recente deles foi Gaijin 2, de Tizuka Yamasaki, ainda sem previsão de estréia.
- Há dois anos, Mariana Ximenes é casada com o produtor Pedro Buarque de Hollanda, um dos sócios da produtora Conspiração Filmes.

TV Press
  1. Em Chocolate com Pimenta, Mariana Ximenes surge feia e desengonçada como Ana Francisca, a primeira protagonista de sua carreira  Foto: Globo/Divulgação

    Em Chocolate com Pimenta, Mariana Ximenes surge feia e desengonçada como Ana Francisca, a primeira protagonista de sua carreira

    Foto: Globo/Divulgação

  2. Mariana Ximenes fez uma participação especial no seriado A Grande Família, onde viveu a sedutora Ana  Foto: Globo/Divulgação

    Mariana Ximenes fez uma participação especial no seriado A Grande Família, onde viveu a sedutora Ana

    Foto: Globo/Divulgação

  3. Mariana Ximenes é humilhada em Chocolate com Pimenta  Foto: Globo/Divulgação

    Mariana Ximenes é humilhada em Chocolate com Pimenta

    Foto: Globo/Divulgação

  4. Mariana Ximenes vai se casar com Ary Fontoura em Chocolate com Pimenta  Foto: Globo/Divulgação

    Mariana Ximenes vai se casar com Ary Fontoura em Chocolate com Pimenta

    Foto: Globo/Divulgação

  5. Para ficar feia, Mariana Ximenes recorreu a óculos grossos e até um achatador de peito  Foto: Globo/Divulgação

    Para ficar feia, Mariana Ximenes recorreu a óculos grossos e até um "achatador de peito"

    Foto: Globo/Divulgação

  6. Mariana Ximenes formou par romântico com Thiago Fragoso na minissérie A Casa das Sete Mulheres  Foto: Globo/Divulgação

    Mariana Ximenes formou par romântico com Thiago Fragoso na minissérie A Casa das Sete Mulheres

    Foto: Globo/Divulgação

  7. Mariana Ximenes gravou as primeiras cenas de Chocolate com Pimenta na Argentina  Foto: Globo/Divulgação

    Mariana Ximenes gravou as primeiras cenas de Chocolate com Pimenta na Argentina

    Foto: Globo/Divulgação

  8. Mariana Ximenes viveu Brancaluz em um episódio da série Brava Gente  Foto: Globo/Divulgação

    Mariana Ximenes viveu Brancaluz em um episódio da série Brava Gente

    Foto: Globo/Divulgação

  9. O visual gata borralheira de Mariana Ximenes não vai durar muito. Ela surge mais bela do que nunca  Foto: Globo/Divulgação

    O visual "gata borralheira" de Mariana Ximenes não vai durar muito. Ela surge mais bela do que nunca

    Foto: Globo/Divulgação

  10. Em Chocolate com Pimenta, Mariana Ximenes é apaixonada por Murilo Benício  Foto: Globo/Divulgação

    Em Chocolate com Pimenta, Mariana Ximenes é apaixonada por Murilo Benício

    Foto: Globo/Divulgação

  11. Mariana Ximenes confessou que come muito chocolate em Chocolate com Pimenta  Foto: Globo/Divulgação

    Mariana Ximenes confessou que come muito chocolate em Chocolate com Pimenta

    Foto: Globo/Divulgação

  12. A bela Mariana Ximenes sempre esbanja simpatia!  Foto: Cláudio Andrade/Especial para Terra

    A bela Mariana Ximenes sempre esbanja simpatia!

    Foto: Cláudio Andrade/Especial para Terra

  13. Mariana Ximenes viveu a doce Rosário na minissérie A Casa das Sete Mulheres  Foto: Globo/Divulgação

    Mariana Ximenes viveu a doce Rosário na minissérie A Casa das Sete Mulheres

    Foto: Globo/Divulgação

  14. Mariana Ximenes posa ao lado de Priscila Fantin, que também integra o elenco de Chocolate com Pimenta  Foto: Lu Coelho/Virgulando

    Mariana Ximenes posa ao lado de Priscila Fantin, que também integra o elenco de Chocolate com Pimenta

    Foto: Lu Coelho/Virgulando

  15. Mariana Ximenes posa com olhar sensual  Foto: Marcelo Liso/Virgulando

    Mariana Ximenes posa com olhar sensual

    Foto: Marcelo Liso/Virgulando

  16. Mariana Ximenes é considerada uma das melhores atrizes da sua geração  Foto: Cláudio Andrade/Especial para Terra

    Mariana Ximenes é considerada uma das melhores atrizes da sua geração

    Foto: Cláudio Andrade/Especial para Terra

  17. A atriz já revelou, em entrevista, que espera ser uma das caçulinhas da grande família do cinema brasileiro  Foto: Divulgação

    A atriz já revelou, em entrevista, que espera ser "uma das caçulinhas da grande família do cinema brasileiro"

    Foto: Divulgação

  18. Mariana Ximenes exibe a bela fantasia de colombina da sua personagem Ana Francisca  Foto: João Miguel Júnior/Globo/Divulgação

    Mariana Ximenes exibe a bela fantasia de colombina da sua personagem Ana Francisca

    Foto: João Miguel Júnior/Globo/Divulgação

/foto/0,,00.html