inclusão de arquivo javascript

 
 

Rei Momo magro inicia reinado no Rio de Janeiro

20 de fevereiro de 2004 20h27 atualizado às 20h27

Um Rei Momo esportivo e magro recebeu na sexta-feira a chave da cidade do Rio, dando início aos seus cinco dias de reinado carnavalesco.

Vestindo azul e branco, para simbolizar a paz, ele tomou "posse" ao lado de uma mulata que sambava sobre 23 centímetros de salto.

» Veja fotos do Rei Momo abrindo o Carnaval no Rio.

As ruas do centro da cidade ficaram tomadas por blocos, nos quais turistas se misturavam a pessoas que saíam do trabalho.

Seguindo o estilo de vida saudável defendido pelo prefeito César Maia, o Rei Momo deste ano não é gordo, como manda uma tradição que remonta à Grécia antiga.

Embora alguns tenham ficado decepcionados com a mudança, o novo Momo -o designer gráfico desempregado Wagner Jorge Wanderson, de 27 anos- garantiu que os quilos a menos não vão tirar a alegria do Carnaval.

"Tenho muita energia positiva e alegria para dar às pessoas," disse Wanderson. "É um sonho estar aqui. Uma vez eu tentei engordar para ser eleito, mas não consegui". Para sorte dele, no ano passado Maia revogou a exigência de um peso mínimo para o rei do Carnaval.

A "rainha" Priscila Hirle Mendes, de 24 anos, uma estudante de Medicina que compareceu à festa com um biquíni sumário, disse que tanto os Momos magros como os gordos têm seu charme, mas acrescentou com um sorriso: "O atual é sempre melhor, é como namorado."

TURISTAS ENCHEM A CIDADE

Os desfiles das escolas de samba, transmitidos pela TV para todo o mundo, só começam no domingo, mas as ruas da cidade já estão tomadas pelos batuques e fantasias dos blocos.

As autoridades estimam que 402 mil pessoas, 20 por cento delas estrangeiras, visitem a Rio neste Carnaval e gastem 141 milhões de dólares na cidade. Em 2003, foram 380 mil visitantes.

O maior iate do mundo, de propriedade do bilionário Paul Allen, co-fundador da Microsoft, já está ancorado na baía da Guanabara.

Na manhã de sábado, suas águas receberão o Queen Mary 2, o maior transatlântico do mundo. Os 2.600 passageiros do navio ocuparão uma arquibancada inteira do Sambódromo.

Para garantir a segurança dos turistas, a Cidade Maravilhosa vai colocar mais de 3.000 policiais na região do Sambódromo, onde torres especiais de vigilância foram montadas.

Reuters
Reuters - Reuters Limited - todos os direitos reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.
  1. O Rei Momo Wagner Monteiro samba com a Princes Priscila Rios no pré-carnaval carioca  Foto: AP

    O Rei Momo Wagner Monteiro samba com a Princes Priscila Rios no pré-carnaval carioca

    Foto: AP

  2. O Rei Momo Wagner Monteiro abre o carnaval carioca acompanhado da princesa Priscila Rios e de sua rainha Priscila Mendes  Foto: AP

    O Rei Momo Wagner Monteiro abre o carnaval carioca acompanhado da princesa Priscila Rios e de sua rainha Priscila Mendes

    Foto: AP

  3. O Rio de Janeiro dá início ao show do Carnaval 2004  Foto: AP

    O Rio de Janeiro dá início ao show do Carnaval 2004

    Foto: AP

  4. O carnaval do Rio abre oficialmente com a entrega da chave da cidade ao Rei Momo  Foto: Reuters

    O carnaval do Rio abre oficialmente com a entrega da chave da cidade ao Rei Momo

    Reuters
    Foto: Reuters

  5. O Rei Momo do Rio, Wagner Monteiro, e a rainha do carnaval da cidade, Priscila Hirle, posam com a chave da cidade  Foto: Reuters

    O Rei Momo do Rio, Wagner Monteiro, e a rainha do carnaval da cidade, Priscila Hirle, posam com a chave da cidade

    Reuters
    Foto: Reuters

  6. Vereador Marco Antonio Valles entrega a chave do Rio de Janeiro ao Rei Momo  Foto: Reuters

    Vereador Marco Antonio Valles entrega a chave do Rio de Janeiro ao Rei Momo

    Reuters
    Foto: Reuters

/foto/0,,00.html