0

Instituto entrega hoje versão líquida para crianças do Tamiflu

17 ago 2009
10h34
atualizado às 10h55

O Instituto Vital Brazil, laboratório público do Rio de Janeiro, entrega nesta segunda-feira os primeiros 400 frascos da versão líquida para crianças do osetalmivir (Tamiflu), medicamento usado para combater a influenza A .

» Veja que cuidados tomar com a gripe suína
» RJ: escolas adotam medidas para prevenir gripe na volta às aulas
» Secretário do RS: gripe já atingiu toda população sensível
» Rio: laboratório público produz Tamiflu líquido para crianças

A distribuição do primeiro lote será realizada pela Secretaria Estadual da Saúde. Segundo o diretor industrial do instituto, Jorge Coelho, a ideia é produzir 400 frascos por dia. A capacidade de produção é de até 14 mil frascos. Mas a demanda será determinada pela secretaria, de acordo com o diretor.

"O Vital Brazil produz à medida que eles vão pedindo, e a gente não sabe qual vai ser a necessidade. Esse produto tem uma validade muito pequena, de 21 dias, então tem que se fazer a produção de acordo com a distribuição. Se fizer muita coisa, de repente você perde o produto", afirmou Coelho.

Para produzir o remédio, o instituto está usando uma carga de pó de fosfato de osetalmivir enviada pelo Ministério da Saúde na semana passada. Segundo o laboratório, a nova versão do remédio foi criada por causa das dificuldades das crianças em ingerir as cápsulas do Tamiflu.

Com informações da Agência Brasil.

Redação Terra

compartilhe

publicidade
publicidade