John Fitzgerald Kennedy nasceu em Brookline, Estado americano de Massachusetts, em 29 de maio de 1917. Ele era o segundo de nove irmãos de uma família rica de origem irlandesa católica. Seu pai, Joseph Patrick Kennedy, era um renomado empresário, enquanto sua mãe, Rose Fitzgerald, era filha do prefeito de Boston.


Conhecido como Jack pelos familiares, estudou em Harvard no final dos anos 30 e em 1941 se alistou na Marinha para lutar na Segunda Guerra Mundial. Atuando no Pacífico, teve como principal participação no conflito o salvamento de um colega que ficou gravemente queimado durante o naufrágio de um navio torpedeiro, atacado por um destroier japonês, em agosto de 1943.


De volta para casa, em 1946, vence sua primeira de múltiplas eleições consecutivas ao ser eleito para o Congresso americano como representante democrata de Massachussetts. Ele seria reeleito em 1948 e 1950. Em 1952, é eleito senador. Em seu primeiro mandato como senador - seria reeleito em 1958 -, casa-se com a jovem e elegante Jacqueline Bouvier, 24 anos.


Sua vitoriosa caminhada na política americana o leva a alçar voos mais altos. Em 1960 decide concorrer à presidência. Após vencer as primárias democratas, enfrenta o vice-presidente Richard Nixon, do Partido Republicano. Em uma das eleições mais apertadas da história americana, conquista 49,7% dos votos nas urnas, contra 49,5% de Nixon (303 contra 219 votos no Colégio Eleitoral), e se sagra o 35º presidente dos EUA.


A eleição de Kennedy, tido como símbolo de juventude perpétua, marcou um período de grandes esperanças. Defensor de direitos civis dos negros e avanços sociais, Kennedy, no entanto, teve como momento mais marcante de seu mandato o fato de ser o presidente no período em que os EUA estiveram mais próximo da guerra nuclear com a Rússia, durante a Crise dos Mísseis em Cuba. As principais conquistas sociais com as quais sonhou viriam apenas mais tarde, muitas delas com seu sucessor, Lyndon Johnson.

Morreu em 22 de novembro de 1963, baleado durante visita a Dallas, no Texas, deixando como herança uma presidência inconclusa e a imagem de um sonho que acabou prematuramente.