Plebiscito mobilizou 66 milhões de eleitores

No dia 21 de abril de 1993 foi realizado no Brasil o plebiscito que levou 66,2 milhões de eleitores às urnas para escolher entre monarquia, parlamentarismo e presidencialismo, sendo que o último sistema de governo foi a escolha da maioria com 55,5% dos votos. A consulta pública tinha sido prevista na elaboração da Constituição de 1988.

A campanha durou 90 dias com inserções diárias em rádio e televisão. No entanto, o presidencialismo não teve muita dificuldade para sair vitorioso nas urnas com ampla maioria. Além do que não fazia nem uma década que o País vivia uma ditadura na qual o presidente não era escolhido pelo voto direto, a isso atribui-se uma abstenção alta registrada na época, 25%, que representava mais de 500 mil eleitores.

Em um tempo no qual a urna eletrônica ainda não havia sido implantada, a cédula de papel era dividida em duas partes. No lado esquerdo o eleitor escolhia entre a República ou Monarquia, no lado oposto optava por Parlamentarismo ou Presidencialismo.

No entanto, caso o resultado tivesse sido outro, o parlamentarismo não será inédito no Brasil. Este foi o sistema de governo adotado nos tempos de império (1847 a 1889) e já na república (entre 1961 e 1963).

foto: Arte Terra