Notícias Mundo » Caxemira

Rebeldes islâmicos deixam 11 mortos na Caxemira

Domingo, 16 de março de 2003, 03h41


Rebeldes islâmicos atacaram um quartel policial na área da Caxemira controlada pela Índia, e mataram nove agentes e dois civis, informaram hoje as autoridades.

O ataque ocorreu na noite de ontem na região montanhosa de Gool, distrito de Udampur. Os supostos guerrilheiros mataram um agente policial fora do quartel e invadiram a instalação. No quartel, mataram outros oito policiais e dos civis.

Alguns agentes responderam aos tiros, porém os rebeldes escaparam, disse a polícia. O ataque durou cerca de uma hora.

Um sujeito identificado como Jamil Amed, que disse ser o porta-voz do grupo rebelde Jamiat-ul-Muyahedín, disse a uma agência de notícias que o ataque foi por sua organização e pelo grupo rebelde, Harkat-i-Jehadi Islami.

A polícia disse que o ataque rebelde foi, aparentemente, uma represália pela morte de Amanula, líder do grupo Hizb-ul-Muyahedín, com sede no Paquistão, assassinado a tiros na semana pasada por forças de segurança da Índia da região.

Foi o segundo ataque por parte de supostos rebeldes na zona de Jamu durante os últimos três dias. Na sexta-feira, um grupo de insurgentes matou sete pessoas, incluindo três agentes policiais, em Punch.

Desde 1989, mais de uma dezena de milícias luta pela independência de Caxemira do resto da India ou por sua anexação ao Paquistão. Mais de 61 mil pessoas já morreram no conflito.

AP
Leia esta notícia no original em:
Terra - Brasil
http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI94145-EI309,00.html