Notícias » Ciência e Meio Ambiente

Ingleses realizarão 1º transplante total de rosto

Sexta, 16 de dezembro de 2005, 09h54


Uma equipe de cirurgiões de um hospital de Londres recebeu permissão para fazer o primeiro transplante completo de rosto do mundo, mas terá primeiro de encontrar um paciente que reúna as condições para ser submetido à operação. O professor Peter Butler, um especialista em cirurgia plástica do Royal Free Hospital, no norte da capital britânica, vai liderar um grupo de especialistas que realizará a tarefa, após obter a autorização da comissão de ética do centro médico.

  • Mulher passa bem após 1º transplante facial
  • Veja fotos do 1º transplante de face

    Segundo a imprensa britânica, Butler acha que o paciente poderia ser uma vítima de graves queimaduras faciais, e prevê que a complexa intervenção poderá acontecer em 2006. "Devemos ser muito cuidadosos com o paciente que escolhermos. Estamos tentando arrecadar fundos para as primeiras cinco operações. Uma má seleção prejudicaria não só o paciente, mas todo o processo", afirmou Butler.

    A decisão foi tomada duas semanas após uma equipe de 50 cirurgiões franceses ter realizado o primeiro transplante parcial de rosto do mundo com uma mulher que tinha ficado desfigurada pelas mordidas de um cachorro.

    Os médicos implantaram o nariz, os lábios e o queixo de um doador no rosto de Isabelle Dinoire, 38 anos. Segundo Butler, o sucesso da equipe francesa fez com que a comissão de ética do Royal Free Hospital "ficasse menos nervosa" sobre a possibilidade de efetuar essa operação no Reino Unido.

    O médico britânico obteve a permissão após cinco anos de pesquisas sobre transplantes faciais e, até o momento, 20 pessoas com graves danos entraram em contato com ele para uma possível cirurgia.

    Antes de escolher, os especialistas dirigidos por Peter Butler terão de avaliar, dos pontos de vista psicológico e médico, se o paciente é adequado para a operação e consultar novamente o comitê de ética.

    EFE
  • Leia esta notícia no original em:
    Terra - Brasil
    http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI799394-EI238,00.html