A foto - casta, para os padrões dos programas de TV e das capas de outras revistas da Itália - mostra apenas o traseiro de uma mulher, fotografado através da porta de um banheiro embaçado.
Mas isso bastou para que a Famiglia Cristiana, tradicionalmente a publicação mais popular entre as famílias italianas, virasse manchete em outros veículos de imprensa. "Não há mudança de posição nem da nossa linha. É só um perfil feminino por trás de uma janela embaçada e suja", disse o diretor da publicação, Antonio Sciortino, à edição de quinta-feira do Corriere della Sera.
"Vimos o anúncio e o aprovamos. Ele parecia um pouquinho no limite, mas não o suficiente para provocar uma forte consternação. Contamos com a maturidade dos nossos leitores."
A Famiglia Cristiana já enfrentou no passado a indignação dos seus leitores ao publicar o seu primeiro anúncio de roupas íntimas e, posteriormente, a publicidade de uma água mineral na qual aparecia uma criança nua.
Em 1996, os leitores da revista - que se dedica a reportagens sobre temas da atualidade, culinária, viagens e conselhos religiosos - protestaram contra a publicação de fotos de trajes de banho excessivamente cavados.
Também foi criticada pelo Vaticano por publicar cartas sobre a moral sexual.
Reuters