Notícias » Mundo

Aliado do presidente deve comandar o Paquistão

Quarta, 20 de novembro de 2002, 15h31


Zafarullah Khan Jamali, líder da Liga Muçulmana do Paquistão-Quaid (LMP-Q), aliada do presidente paquistanês, general Pervez Musharraf, deverá ser o primeiro-ministro do país, que vive uma confusa situação política depois das eleições legislativas de outubro passado. Observadores afirmam que Jamali poderia chegar à chefia do Governo se for mantida a tendência que já colocou seu partido na presidência e na vice-presidência do Parlamento nacional.

Jamali, cujo partido foi o mais votado nas eleições de outubro e conta com o maior número de cadeiras na câmara, contaria também com o apoio de um facção de deputados do Partido Popular do Paquistão (PPP, da ex-primeira-ministra Benazir Bhuto). Essa facção rompeu a disciplina de grupo quando o PPP tentou estabelecer um acordo para formar um governo de coalizão com os fundamentalistas islâmicos de Mutahida Majlis Amal (MMA), o que daria a chefia do Executivo a Fazalur Rehman, um clérigo muçulmano muito próximo ao deposto regime dos talibãs afegãos.

Se conseguir os apoios necessários, Jamali será o décimo-nono chefe de governo da história do Paquistão e o primeiro desde 12 de outubro de 1999, quando Musharraf deu um golpe de Estado que depôs o então primeiro-ministro, Nawaf Sharif.

EFE
Leia esta notícia no original em:
Terra - Brasil
http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI69739-EI294,00.html