Woodward comenta choques freqüentes entre o secretário de Estado Colin Powell e seu colega da Defesa Donald Rumsfeld. No caso de Bagdá, Powell teria enfatizado que não deveria haver ação militar contra Saddam Hussein sem um consenso internacional. "É ótimo dizer que podemos agir unilateralmente, só que não podemos," disse Powell na versão de Woodward.
O autor afirma que os assessores de Bush tinham sérias dúvidas sobre a estratégia de deixar os combates em terra no Afeganistão a cargo da Aliança do Norte e que chegaram a cogitar o envio de 50 mil soldados. A solução teria sido garantir o apoio dos chefes tribais com US$ 70 milhões em dinheiro entregues por equipes da CIA.
No mesmo livro, Woodward afirma que o presidente dos Estados Unidos disse sentir aversão ao ditador da Coréia do Norte Kim Jong II. Woodward, de 59 anos, é autor de vários livros políticos e ganhou o Prêmio Pulitzer por sua investigação no Post junto com Carl Bernstein do escândalo de Watergate, que derrubou há quase um quarto de século o presidente Richard Nixon. O novo livro se baseia em mais de 100 entrevistas e narra o planejamento e execução da guerra no Afeganistão, mas também as discrepâncias entre os corpos de segurança dos Estados Unidos, o estilo presidencial de Bush e suas relações com outros líderes.