Notícias Mundo » Iraque

Milhares de iraquianos continuam votando hoje no Reino Unido

Domingo, 30 de janeiro de 2005, 11h45


Milhares de iraquianos que vivem no Reino Unido continuam votando hoje, domingo, nas três seções eleitorais abertas no país na sexta-feira passada por ocasião das históricas eleições que se realizam no Iraque.

Cerca de 250.000 iraquianos vivem atualmente no Reino Unido, dos quais 150.000 têm direito a voto. No entanto, só 30.961 se registraram para participar das eleições, nas quais serão eleitos os 275 deputados que integrarão a Assembléia Nacional.

Até o momento, mais de 17.500 iraquianos que vivem no Reino Unidos foram às urnas em Londres, Manchester (noroeste da Inglaterra) e Glasgow (Escócia), embora esteja previsto que hoje será o dia mais concorrido, por ser o último.

"Tudo se está indo bem. Todo o mundo está muito entusiasmado com estas eleições históricas", disse Sarah Fradgley, do Programa de Votação do Iraque Fora do País (OCV), responsável pela supervisão da votação em Londres.

"Todo mundo espera com ansiedade notícias do Iraque. As pessoas falam com suas famílias em Bagdá e em outros lugares", comentou Fradgley, ao acrescentar que muitos eleitores se vestiram com suas melhores roupas para celebrar a ocasião.

A previsão é de que a apuração dos votos no Reino Unido comece na terça-feira.

EFE
Leia esta notícia no original em:
Terra - Brasil
http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI463328-EI865,00.html