De janeiro a abril deste ano, as mortes em confrontos com a polícia caíram 25,9% no Rio de Janeiro. Elas passaram de 505, de janeiro a abril do ano passado, para 374 no mesmo período deste ano. Os números representam um crescimento de 9,4%. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira pelo Instituto de Segurança Pública (ISP).
Os dados apontam, no entanto, que aumentou o número de homicídios dolosos no Estado: 2.237 pessoas foram mortas até abril, contra 2.045 no primeiro quadrimestre de 2008.
Os crimes de latrocínios, roubo seguido de morte, cresceram 34,8%. Eles passaram de 66, nos primeiros quatro meses de 2008, para 89 este ano. Aumentaram o percentual de roubo de veículos (3,5%), tentativa de homicídio (25,4%), lesão corporal (8,8%) e roubo a pedestre (15,5%).