Notícias Mundo » América Latina

Colômbia: 2.612 rebeldes largaram armas este ano

Segunda, 6 de outubro de 2008, 13h01


Um total de 2.612 guerrilheiros colombianos entregou as armas até setembro passado, mês em que se desmobilizaram 374 rebeldes, entre eles 40 menores de idade, informou hoje o Governo da Colômbia.

Um relatório do Programa de Atendimento Humanitário ao Desmobilizado (Pahd) afirmou que, dos desmobilizados em setembro passado, 346 pertenciam às Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc); 23, ao Exército de Libertação Nacional (ELN) e cinco a grupos dissidentes.

Os agora ex-combatentes decidiram se entregar em unidades militares e policiais, em defensorias municipais e perante organismos de assistência social, em diversas regiões, acrescentou o relatório oficial.

Desde 7 de agosto de 2002, quando o presidente colombiano, Álvaro Uribe, iniciou seu primeiro mandato, 17.068 combatentes decidiram abandonar a luta armada.

EFE
Leia esta notícia no original em:
Terra - Brasil
http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI3236380-EI8140,00.html