Notícias Mundo » Religião

Rabino será 1º não-católico em sínodo no Vaticano

Segunda, 6 de outubro de 2008, 10h08
O rabino Shear-Yashuv Cohen disse que o papa Pio XII deveria ter feito mais ajudar os judeus durante o Holocausto
O rabino Shear-Yashuv Cohen disse que o papa Pio XII deveria ter feito mais ajudar os judeus durante o Holocausto
06 de outubro de 2008
Reuters


Um rabino de Israel, o rabino Shear-Yashuv Cohen, será o primeiro não-cristão a discursar em um sínodo da Igreja Católica. O rabino foi convidado a falar sobre a interpretação judaica das Escrituras, das partes que são lidas por cristãos e judeus.

Cohen vem de uma família que, há 18 gerações, conta com rabinos e estudiosos da Bíblia e é o Grande Rabino de Haifa, em Israel. Segundo o correspondente da BBC para assuntos religiosos Christopher Landau, Cohen afirmou que seu convite para o sínodo é "um sinal de esperança" no relacionamento entre as duas religiões.

Bispos do mundo todo estão reunidos em Roma para o sínodo, que reúne mais de 200 cardeais e bispos de todo o mundo e é realizado a cada três anos. O encontro de três semanas deste ano foi iniciado com uma missa celebrada pelo papa Bento XVI na Basílica de São Paulo Fora dos Muros, no domingo.

Velho Testamento

Cohen vai liderar as reflexões a respeito de como os judeus usam suas Escrituras, que os cristãos chamam de Velho Testamento. O rabino reconheceu que alguns judeus encaram a possibilidade de diálogo com cristãos com desconfiança.

Mas, segundo Landau, Cohen afirmou que pretende promover o respeito e a coexistência, acrescentando que o judaísmo é o "irmão mais velho" do cristianismo. O convite para a participação do rabino ocorre em um momento em que o Vaticano dá um novo impulso às suas relações com outras religiões.

Em novembro, o papa Bento XVI vai realizar uma reunião inédita em Roma com estudiosos islâmicos.

BBC Brasil
Leia esta notícia no original em:
Terra - Brasil
http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI3235870-EI312,00.html