Agora, ao invés de trabalhar com ações, ele acorda todos os dias ao alvorecer para produzir queijo de búfalo em um monastério do século 12 na cidade de Tsurnogorski, cerca de 50 km distante da capital Sofia.
Após trocar os ternos de grife por um manto e sandálias, o irmão Nikanor, como é conhecido agora, acredita que Wall Street merece passar pelo colapso da economia.
"É justo ver pessoas que consomem mais do que merecem serem abaladas por crises financeiras de tempos em tempos, para que eles sofram e possam se tornar mais razoáveis", afirma.
"Muitas pessoas no mundo não de dão conta que eles não mereceram o que comem, que pegaram sem dar nada em troca", diz o monge de 32 anos, que trabalhava para a empresa Karoll, uma das principais corretoras da Bulgária. "E se alguém consome mais do que merece, significa que outra pessoa está passando fome".
Ele conta que os seus antigos colegas ficaram chocados quando ele se tornou um monge, mas ele diz ter tomado a decisão visando o bem-estar espiritual em vez do material. "Todo mundo pode ser um bom corretor, mas isso não traz muito benefício ao mundo", diz o operador convertido.