Notícias Mundo » EUA

Ike: Houston tem toque de recolher por uma semana

Domingo, 14 de setembro de 2008, 12h04


Um toque de recolher foi decretado neste domingo, por pelo menos uma semana, em Houston (Texas), quarta maior cidade dos Estados Unidos, praticamente sem energia elétrica depois da passagem do furacão Ike, anunciaram as autoridades municipais.

» Fotos: Texas é atingido pelo Ike
» Bush: prioridade é resgatar vítimas
» Bush declara Texas área de desastre
» Ike se torna tempestade tropical

O toque de recolher de 21h à 6h estará em vigor até pelo menos o próximo sábado em toda a cidade de Houston, segundo o chefe de polícia Harold Hurtt.

"A medida é necessária por razões de segurança, o importante número de destroços nas ruas e o fato de que muitos bairros estão às escuras", declarou o prefeito de Houston, Bill White, ao canal CNN.

Um toque de recolher já estava em vigor desde sexta-feira nas áreas que foram objeto da ordem de retirada antes da passagem do furacão. O prefeito disse ainda que o fornecimento de água no município está sendo progressivamente restabelecido.

Já o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, anunciou neste domingo que vai viajar na terça-feira ao Texas, onde o furacão Ike provocou muitos danos.

"Irei ao Texas na terça para expressar o respaldo do governo federal. Para expressar por um lado a solidariedade e por outro o apoio aos esforços de reconstrução", disse Bush após uma reunião com altos funcionários dos departamentos de Segurança e Emergência.

"O governo federal vai fornecer 1,5 milhão de litros de água e um milhão de alimentações diárias para ajudar as pessoas desabrigadas", acrescentou.

Quase 2,2 milhões de pessoas foram evacuadas no Texas e mais de 130 mil na Louisiana. Porém, apesar da ordem de retirada, mais de 100 mil habitantes permaneceram nas áreas afetadas durante a passagem do furacão.

A força da tempestade deixou um rastro de destruição ao longo de 800 km de costa, interrompeu boa parte da produção de petróleo e de gás no Golfo do México e provocou pelo menos oito bilhões de dólares de prejuízos.

Na manhã deste domingo, o Ike permanecia sobre o estado do Arkansas e nas próximas horas deve avançar rumo ao Missouri e outros estados centrais do vale do Mississippi, provocando chuvas torrenciais.

O governo Bush foi muito criticado em 2005 pela reação demorada à passagem devastadora do furacão Katrina pela cidade de Nova Orleans.

AFP
Leia esta notícia no original em:
Terra - Brasil
http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI3181708-EI8141,00.html