Notícias Ciência e Meio Ambiente Dúvidas » Dúvidas - Paleontologia

Alemães: dinossauros tinham dores nas costas

Terça, 8 de julho de 2008, 16h53


Os dinossauros já padeciam de dores nas costas há 150 milhões de anos, o que demonstra que este problema não é exclusivo dos seres humanos, segundo um estudo do Museu de História Natural de Berlim, apoiado pelo Hospital Charité e pela Universidade de Bonn.

» Insetos da Era dos dinossauros
» EUA devolvem fósseis à Argentina

Os cientistas, que publicaram seus resultados na revista Anatomical Record, examinaram as vértebras de um dinossauro e descobriram que o "paciente" sofria de uma deformação congênita que deve ter produzido dores durante toda sua vida.

O animal examinado, um Dysalotosaurus lettowvorbecki, possuía uma vértebra que não tinha crescido normalmente, problema que se dá também entre os humanos. Nos embriões, as vértebras surgem em dois grupos, um de cada lado do corpo, que se juntam no processo de crescimento.

No caso do dinossauro, a vértebra não se juntou com a que estava à sua frente, mas com outra que estava na diagonal, produzindo a má-formação congênita. Segundo o paleontólogo Florian Witzmann, do Museu de História Natural, a pesquisa não só ilustra o destino dos dinossauros, como também mostra que os problemas vertebrais nos humanos podem ser resultantes também de deficiências na programação genética, que ocorrem em todos os vertebrados.

Os problemas vertebrais existiam "também naqueles que se extinguiram muito antes da invenção das cadeiras de escritório", diz um comunicado do museu.

EFE
Leia esta notícia no original em:
Terra - Brasil
http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI2996746-EI1428,00.html