Notícias Mundo » América Latina

Veja a cronologia do seqüestro de Ingrid Betancourt

Quarta, 2 de julho de 2008, 16h34
Imagem de 30 de novembro de 2007 mostra Ingrid Betancourt no cativeiro
Imagem de 30 de novembro de 2007 mostra Ingrid Betancourt no cativeiro
02 de julho de 2008
EFE


O ministro da Defesa da Colômbia, Juan Manuel Santos, informou em um comunicado nesta quarta-feira que 15 reféns das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) foram resgatados, entre eles a franco-colombiana Ingrid Betancourt.

» Betancourt é resgatada, informa ministro

A seguir, alguns dos principais acontecimentos desde que Betancourt foi seqüestrada, em fevereiro de 2002:

2002
23 de fevereiro: as Farc seqüestram Betancourt, candidata presidencial, e sua coordenadora de campanha, Clara Rojas, perto de San Vicente del Caguán, 740 km ao sudeste de Bogotá.

27 de fevereiro: a guerrilha se oferece por libertar Betancourt em troca de rebeldes presos.

26 de maio: Betancourt obtém 0,5% dos votos nas eleições presidenciais.

23 de julho: as Farc divulgam um vídeo de Betancourt gravado no dia 15 de maio.

7 de agosto: Alvaro Uribe assume a presidência, partidário da linha dura com a guerrilha.

15 de novembro: Uribe revela um plano para enviar rebeldes presos ao exterior, com apoio da França, em troca da libertação de sequestrados.

3 de dezembro: as Farc exigem que sejam desmilitarizados dois departamentos (115.000 km2) para negociar uma troca.

2003
28 de abril: a guerrilha designa três negociadores.

30 de agosto: Betancourt aparece pela segunda vez num vídeo, gravado em maio.


2004

2 de dezembro: o presidente colombiano perdoa 23 guerrilheiros para destravar o bloqueio a um acordo humanitário.

3 de dezembro: as FARC pedem a libertade de 500 rebeldes presos em troca de reféns e a desmilitarização de um território de 800 km2 que inclui os povoados de Florida e Pradera.

2005
13 de dezembro: França, Espanha e Suíça propõem negociar a troca numa pequena propriedade rural no sudeste da Colômbia com observação internacional. Uribe aceita.

2006
2 de janeiro: as Farc dizem desconhecer a proposta européia e consideram que negociar seria favorecer Uribe, que aspirava a ser reeleito.

29 de maio: Uribe é reeleito para um segundo mandato.

24 de setembro: as Farc divulgam um vídeo de 12 deputados reféns. Um chefe rebelde assegura que Betancourt vive nas mesmas condições que os guerrilheiros.

28 de setembro: Uribe anuncia a disposição de desmilitarizar a Flórida e Pradera.

20 de outubro: o governo suspende as aproximações devido à explosão de um carro-bomba atribuído às Farc numa universidade militar em Bogotá.

31 de dezembro: o ex-ministro Fernando Araújo, um dos reféns das FARC, escapa no meio de uma operação militar ao norte da Colômbia. Em fevereiro é nomeado chanceler.

2007
30 de janeiro: Uribe diz ante a cúpula da polícia que 2007 será um ano "crucial para resgatar os sequestrados". França e a família de Betancourt se opõem a uma operação militar.

28 de abril: o policial John Frank Pinchao, que partilhava o cativeiro com Betancourt, consegue escapar e conta que ela permanece num acampamento na selva do sudeste da Colômbia.

6 de maio: em seu primeiro discurso após ser eleito presidente da França, Nicolas Sarkozy afirmou que não esquecerá da sorte de Betancourt.

1 de Junho: Uribe começa a liberar mais de 120 guerrilheiros das Farc, entre eles o chamado "chanceler" do grupo, Rodrigo Granda, cuja liberdade foi solicitada por Sarkozy.

28 de Junho: as FARC anunciam que 11 deputados reféns morreram num "fogo cruzado com um grupo militar não identificado". Uribe as acusa de assassinato.

2 de agosto: Uribe se diz disposto a negociar em três meses a paz com as FARC. A guerrilha recusa a oferta.

15 de agosto: Uribe nomeia a senadora opositora Piedad Córdoba como facilitadora para a troca.

17 de agosto: Chávez aceita fazer a mediação entre as FARC e Uribe mas, em seguida, foi afastado pelo presidente Uribe do papel de mediador.

2008:
27 de fevereiro: Um dos três ex-parlamentares libertados pelas Farc, Luis Eladio Pérez Bonilla, denuncia a situação degradante vivida por Betancourt na selva.

29 de março: Presidente colombiano visita região onde estaria Ingrid Betancourt, o povoado de San José del Guaviare (400 km a sudeste de Bogotá), capital do departamento de Guaviare.

O padre Manuel Mancera revelou hoje que cerca de 200 guerrilheiros acompanharam Ingrid Betancourt a um posto médico na zona de Guaviare, na selva colombiana, no mês passado. Ela sofreria de Leishmaniose e Hepatite.

Na véspera, o defensor público Vólmar Pérez informou que Betancourt foi levada a um posto de saúde na selva devido ao agravamento de seu estado de saúde.

30 de março: França envia à Guiana avião com equipe médica para Ingrid Betancourt. A missão acaba fracasando

2 de julho: Betancourt é resgatada junto com outros 14 reféns.

Redação Terra
Leia esta notícia no original em:
Terra - Brasil
http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI2985383-EI8140,00.html