Notícias Mundo » Europa

Passeata gay na R. Tcheca termina em confronto

Sábado, 28 de junho de 2008, 13h30
Aproximadamente 15 pessoas contrárias à manifestação dos homossexuais foram detidas pela polícia
Aproximadamente 15 pessoas contrárias à manifestação dos homossexuais foram detidas pela polícia
28 de junho de 2008
AFP


A primeira passeata de homossexuais na República Tcheca, sob o lema "Queer Parade" e na qual participaram centenas de pessoas, terminou em Brno com um enfrentamento com um grupo de neonazistas, que atacaram os participantes com bombas de gás lacrimogêneo.

» Perseguido participa de desfile gay
» Espanha: homossexuais celebram o dia

O centro da cidade de Brno, segunda maior cidade tcheca, foi testemunha do caos e operações policiais no espaço de uma hora, e cerca de 20 pessoas que foram atingidas pelos gases tiveram que ser atendidas pelos serviços de emergência.

Aproximadamente 15 pessoas contrárias à manifestação dos homossexuais foram detidas pela polícia por atentar contra a ordem pública e outros delitos.

A manifestação quase foi cancelada, pois, pouco antes do começo, alguém lançou nos participantes um objeto explosivo, embora ainda se desconheça o autor do crime, segundo a polícia.

Os vereadores da Prefeitura de Brno proibiram esta semana uma manifestação paralela contra o coletivo gay.

Na República Tcheca, os homossexuais podem se unir no civil desde o ano passado, mas são proibidos de adotar crianças.

EFE
Leia esta notícia no original em:
Terra - Brasil
http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI2977503-EI8142,00.html