Notícias Brasil » Política

'Ficha suja': TSE esclarece que lista ainda será analisada

Segunda, 16 de junho de 2008, 20h12

Laryssa Borges
Direto de Brasília


A assessoria do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que o ministro Carlos Ayres Britto, presidente da Corte, foi mal interpretado ao defender a divulgação dos nomes dos candidatos a cargos eletivos que tenham algum tipo de condenação contra si ou que estejam respondendo a processos. De acordo com o TSE, os ministros ainda vão estudar como podem ser divulgados os nome dos candidatos com pendências judiciais. Uma das possibilidades, a ser aplicada já no pleito de outubro, é divulgar os nomes no próprio site do TSE ou nos sites dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs).

» Opine sobre a divulgação da lista
» vc repórter: mande fotos e notícias

"A Justiça eleitoral tem o dever de informar quanto ao eventual passivo do pré-candidato e, no plano da plenitude e qualidade da informação, o TSE vai cumprir seu dever", disse o ministro. Na tarde de hoje o magistrado recebeu um projeto de lei de iniciativa popular que tenta impedir a candidatura de políticos condenados por crimes graves acusados.

Segundo o TSE, o ministro defende que os eleitores tenham acesso às informações que constam no registro eleitoral do político em que consta a certidão de antescedentes criminais. Para o eleitor ler o registro dos políticos, teria de ir ao Tribunal Regional Eleitoral. A idéia de Ayres Britto é tornar o processo mais fácil ao eleitor.

De acordo com o tribunal, Britto debaterá o tema com os demais ministros amanhã. A decisão será tomada em uma sessão administrativa.

Redação Terra
Leia esta notícia no original em:
Terra - Brasil
http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI2953435-EI7896,00.html