Notícias Popular » Popular

Austríaca tece jaquetas e gorros com pêlo de cães

Terça, 22 de abril de 2008, 11h37


Uma aposentada austríaca da localidade de Strobl am Wolfgangsee, no Estado federado de Salzburgo, tem um hobby muito pouco comum: se dedica a fiar lã de pêlos de cachorro, a qual utiliza depois para tecer jaquetas, gorros e luvas.

» Casal faz casacos com pêlo de cães
» Dono transforma "lhama" em poodle
» Schnauzer vence "Oscar canino"
» Proprietário decide vender 'cão cantor'

Segundo a agência de notícias austríaca APA, Monika Stickinger, 63 anos, afirma que este material é "tão suave quanto o obtido de angorá e os acessórios são muito leves".

"A lã canina repele a umidade e isola muito bem o calor", afirma a ex-criadora de cachorros, que diz que há 20 anos passa o dia inteiro sentada no torno de fiar.

O pêlo canino é fino demais para poder ser fiado, por isto deve ser misturado com o de ovelha para produzir esta lã única.

Para extrair o pêlo canino é necessário escovar cuidadosamente os animais, o que Stockinger faz todos os dias com seus dois cachorros de raça Bearded Collies.

No entanto, o pêlo extraído de seus próprios animais é insuficiente para poder tecer jaquetas e gorros, por isto a mulher está constantemente buscando mais matéria-prima.

"É difícil, já que muitos proprietários de cachorros preferem raspar o pêlo de seus cachorros, ao invés de escová-los", conta Stockinger em uma entrevista à APA.

Pelo equivalente a 70 euros, a aposentada afirma poder produzir um quilo de lã canina, o "suficiente para tecer três jaquetas".

Os interessados em adquirir uma peça produzida com o pêlo de seu próprio cachorro podem entrar em contato com Monika Stockinger através de seu site http://bearded-collies-stockinger.net.tc.

EFE
Leia esta notícia no original em:
Terra - Brasil
http://noticias.terra.com.br/popular/noticias/0,,OI2766746-EI1141,00.html