Notícias » Brasil

Termina o horário brasileiro de verão

Sábado, 16 de fevereiro de 2008, 23h55
Com o fim do horário de verão, relógios foram atrasados em uma hora
Com o fim do horário de verão, relógios foram atrasados em uma hora
15 de fevereiro de 2008
Terra


O horário de verão terminou a 0h deste domingo, quando os relógios foram atrasados em uma hora no Distrito Federal e nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

» Opine sobre o assunto
» vc repórter: mande fotos e relatos

Informações preliminares do Operador Nacional do Sistema (ONS) apontam que a redução do consumo de energia nas regiões Centro-Oeste e Sudeste deverá ser de 1.557 megawatts, o que representa 4,2% do consumo total nessas áreas. Já na Região Sul, a redução deverá ser de 480 megawatts, o equivalente a 4,8% do consumo.

Ainda segundo o ONS, a economia gerada durante os 126 dias de duração do horário de verão foi de cerca de US$ 1 bilhão, valor que poderia ser usado na construção de duas usinas térmicas a gás natural, para atender o consumo de energia das três regiões onde o horário foi adotado.

No Distrito Federal, a diminuição no consumo de energia foi de 4%, de acordo com o superintendente de operações da Companhia Energética de Brasília (CEB), Marcus Fontana.

"Essa redução representa 36 megawatts, o que equivale ao consumo da cidade do Guará (cidade satélite de Brasília) no período das 18h às 21h", informou. E acrescentou que se não houvesse essa redução, "o consumo poderia chegar a cerca de 900 megawatts, ou mais".

Para os outros Estados da região Centro-Oeste, a redução no consumo estimada pelo ONS é de 4% em Goiás; 3,3% em Mato Grosso; e 4,5% em Mato Grosso do Sul.

Agência Brasil
Leia esta notícia no original em:
Terra - Brasil
http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI2451308-EI306,00.html