Elaine Lina
Direto de Brasília
» Alencar tem quadro infeccioso
» Alencar é internado com febre alta
"Apenas se o estado de saúde do nosso vice for muito ruim, de perda da sua capacidade de governabilidade, é que assumirá o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia", explicou. A necessidade de Alencar assumir a Presidência é a viagem do presidente Lula à Guatemala e Cuba, marcada para esta segunda-feira logo pela manhã.
Marco Aurélio disse ainda que, o Brasil é um dos poucos países do mundo que, quando o presidente viaja ao exterior, um outro fica aqui para substituir. "Isso era antigamente, quando as viagens eram por navio, que demorava muito. Hoje não existe isso. Em breve deve-se atualizar esse procedimento", comentou o assessor.
Pela ordem de sucessão, na ausência do presidente da República quem assume é o vice-presidente e, na impossibilidade desse, o presidente da Câmara Federal. As outras possibilidades são: o presidente do Senado Federal, e, por último, o presidente do Supremo Tribunal Federal.
De acordo com o último boletim médico, divulgado na tarde deste domingo, José Alencar apresenta um quadro infeccioso, mas seu estado geral é estável. Ainda não há previsão de alta médica. O próximo boletim médico será divulgado na segunda-feira.
Entre os dias 3 e 6 de janeiro, José Alencar ficou internado no mesmo hospital para realizar sessões de quimioterapia. No ano passado, o político se submeteu a uma cirurgia para a retirada de um tumor no abdome.